A ex-secretária de Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, tomou posse como nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em uma cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (19). Ela assume a vaga deixada pelo conselheiro Alexandre Figueiredo. Onélia, que também é ex-primeira-dama do Ceará e esposa do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ressaltou em seu discurso o compromisso com a fiscalização e a gestão responsável dos recursos públicos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“É com muita honra e responsabilidade que hoje assumo uma das mais desafiadoras missões de minha trajetória profissional. Chego a este Tribunal imbuída com a missão de contribuir com meu estado de uma nova forma, atuando na fiscalização e prevenção quanto à aplicação dos recursos públicos no âmbito estadual e municipal”, afirmou Onélia, prometendo atuar com “imparcialidade, ética e transparência”.
A solenidade contou com a presença de autoridades como o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Onélia optou por não conceder entrevistas após a cerimônia.
A indicação de Onélia Santana foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) no dia 12 de dezembro, com a aprovação no plenário ocorrendo no dia seguinte. Ela recebeu 36 votos favoráveis e cinco contrários.
O cargo de conselheira do TCE é vitalício, com remuneração bruta de R$ 39.717,69, além de benefícios.
Trajetória
Onélia Santana é graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri e possui formação em psicopedagogia clínica e institucional pela Unichristus. Ela é doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP e tem MBA em Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Além disso, Onélia possui formações complementares em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância pelo Insper-SP.
No setor público, Onélia exerceu cargos como secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania em Juazeiro do Norte e foi presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará. Durante o mandato de seu marido como governador, liderou o Programa Mais Infância Ceará, focado no desenvolvimento infantil.
Em 2022, assumiu a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará durante o governo de Izolda Cela (PSB). Com o desmembramento da pasta no governo de Elmano de Freitas, continuou à frente da Secretaria de Proteção Social.
Por Aline Dantas