O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já atua com foco na disputa pela reeleição em 2026.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
🗣️ “Nós temos, pela primeira vez, o presidente da República três vezes eleito desde a redemocratização do país, já caminhando para a sua quarta eleição, já em processo de reeleição”, disse Motta durante participação em um evento da Comunitas sobre segurança pública.
Motta destacou que o ambiente político brasileiro vive um momento de forte radicalização, o que, segundo ele, tem dificultado a análise e aprovação de propostas estruturais no Congresso Nacional.
PEC da Segurança Pública
Como exemplo, o presidente da Câmara citou a PEC da Segurança Pública, que propõe a criação de um sistema único de segurança, integrando União, estados e municípios.
A escolha de Mendonça Filho (União Brasil-PE) como relator, explicou Motta, foi feita para garantir que o debate ocorra de forma mais técnica e menos ideológica.
Críticas ao excesso de temas polêmicos
O deputado também criticou o volume de assuntos que, em sua visão, acabam travando a agenda legislativa. Entre eles, citou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) e as sanções impostas pelos Estados Unidos a ministros da Corte.
📌 “A polarização acaba consumindo o espaço que poderia ser dedicado a pautas relevantes para o país”, afirmou.
Por Fernando Átila









