O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta sexta-feira (30) a suspensão da rede social X em todo o Brasil. A decisão veio após o prazo de 24 horas, dado ao bilionário Elon Musk, dono da plataforma, para que fosse indicado um representante legal da empresa no país, ter expirado. O prazo terminou às 20h07 da quinta-feira (29).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Moraes havia intimado Musk a realizar a indicação na quarta-feira (28), por meio do perfil oficial do STF na própria rede social. No entanto, em 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento do escritório da empresa no Brasil, acusando o ministro de ameaças.
Com a nova decisão, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem 24 horas para cumprir a ordem de suspensão e notificar as operadoras de telefonia, que deverão realizar o bloqueio do acesso à rede social X. Além disso, as operadoras também estão obrigadas a bloquear o uso de redes virtuais privadas (VPN) por usuários que tentarem contornar a suspensão.
A suspensão valerá em todo o território nacional até que todas as ordens judiciais relacionadas à rede social sejam cumpridas e as multas aplicadas à empresa sejam pagas.
Por Bruno Rakowsky