Pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira (10) mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possui 48% das intenções de votos para as eleições à Presidência em 2022, seguido de Bolsonaro, com 21%, e do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro – que se filia hoje ao Podemos, com 8%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 6% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 2%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), possui 1% e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não pontuou.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.
Em um segundo cenário, ainda na pesquisa estimulada (quando os nomes são apresentados), Lula recebeu 47% das intenções de voto, Bolsonaro, 21%, Moro, 8%, e Ciro Gomes, 7%. João Doria não pontuou enquanto Pacheco e Leite levaram 1%.
O melhor cenário no primeiro turno para o presidente Jair Bolsonaro está na faixa de renda acima de cinco salários mínimos, onde ele está tecnicamente empatado com Lula, com 32% a 34%.
No caso de segundo turno, Lula venceria em todos os cenários, sendo seu maior percentual na disputa com o atual presidente do Senado, que receberia 12% das intenções de votos na disputa com o ex-presidente.
A pesquisa Quaest/Genial mostrou ainda que 49% dos entrevistados ainda estão indecisos sobre o próximo presidente, ante 55% em outubro. Mas, espontaneamente, 29% disseram que preferem que Lula vença (22% em outubro) e apenas 16% citaram Bolsonaro (17% em outubro).
O levantamento trouxe também que 69% dos entrevistados consideram que Bolsonaro não merece mais quatro anos no Palácio do Planalto, ante 26% que avaliam o contrário.
A pesquisa foi realizada de 3 a 6 de novembro, com 2.063 entrevistados com 16 anos ou mais. Tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Fonte: Valor Econômico