O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão XIV. O encontro, considerado estratégico pelo Palácio do Planalto, abordou temas como religião, desigualdade social, combate à fome e desafios globais. A reunião ocorreu em meio à agenda internacional de Lula na Europa.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
✅ Conversa sobre fé e justiça social
Em publicação na rede social X, Lula disse ter dialogado com o pontífice sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”. O presidente afirmou que parabenizou o papa pela Exortação Apostólica Dilexi Te, documento em que o líder da Igreja Católica reforça a defesa dos mais pobres.
“Parabenizei o santo padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu Lula.
Relação com religiosos brasileiros
Durante a conversa, Lula afirmou ao papa manter “relação de extrema proximidade com religiosos brasileiros”. Ele citou personalidades históricas da Igreja Católica no país, como:
• Dom Paulo Evaristo Arns
• Dom Hélder Câmara
• Dom Luciano Mendes de Almeida
• Pedro Casaldáliga
• Dom Jaime Spengler – atual presidente da CNBB
Combate à fome no Brasil
Lula disse ter apresentado ao pontífice resultados do programa de combate à fome conduzido pelo governo federal. Segundo ele, o Brasil “saiu pela segunda vez do Mapa da Fome da ONU”.
O presidente também mencionou sua participação em reunião na FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), em Roma.
“Agora estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, declarou.
Convite para a COP30 em Belém
O presidente ainda convidou o papa Leão XIV para participar da COP30, conferência mundial do clima que será realizada em novembro de 2025 em Belém do Pará, na Amazônia.
No entanto, por causa do calendário do Jubileu de 2025 no Vaticano, o pontífice informou que não poderá comparecer. Apesar da ausência, ele garantiu o envio de uma delegação oficial do Vaticano ao evento.
Possível visita ao Brasil
Lula também afirmou que o papa demonstrou interesse em visitar o Brasil futuramente. Uma data não foi definida.
“Sua santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido com carinho e fé pelo povo brasileiro”, disse o presidente.
Ele mencionou ainda a devoção religiosa no país, reforçando o Círio de Nazaré, celebrado no Pará, e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Por Pedro Villela, de Brasília









