Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Lula se encontra com papa Francisco: “conversa sobre um mundo mais justo”

Mais tarde, Lula concedeu uma entrevista coletiva onde afirmou que o papa "quer fazer coisas que sejam irreversíveis, que fiquem para sempre no seio da sociedade"

13 de fevereiro de 2020
Lula se encontra com papa Francisco: “conversa sobre um mundo mais justo”

Lula em encontro com Papa Francisco (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

PUBLICIDADE

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou hoje com o papa Francisco no Vaticano. Na legenda de foto publicada no Twitter, Lula disse que conversou sobre “um mundo mais justo e fraterno”.

“Encontro com o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”, escreveu. Segundo a assessoria do ex-presidente, o encontro durou cerca de uma hora.

O ex-presidente chegou ao Vaticano por volta de 15H30 (horário local) a bordo de um automóvel com vidro fumê. A Santa Sé informou que não vai divulgar um comunicado oficial sobre o encontro devido a seu caráter privado.

Mais tarde, Lula concedeu uma entrevista coletiva onde afirmou que o papa “quer fazer coisas que sejam irreversíveis, que fiquem para sempre no seio da sociedade”.

“Fiquei muito satisfeito com o encontro com o papa Francisco. Acho que se todo ser humano, ao atingir os 84 anos, tiver a força, a disposição e a garra que ele tem, e levantar temas importantes para o debate, eu acho que a gente pode encontrar soluções [para os problemas do mundo] de forma mais fácil”, disse o ex-presidente.

Questionado sobre questões ambientais, Lula afirmou que não foi ao encontro para discutir especificamente a Amazônia, mas problemas ambientais em geral. Ele citou que leu a “exortação” (espécie de documento no qual o papa orienta a Igreja) elaborada por Francisco e publicada ontem no site do Vaticano, e afirmou que concorda com o teor do texto.

O documento foi elaborado após o Sínodo da Amazônia, realizado em outubro passado. O Sínodo especial (tipo deste evento que trata de uma região específica) foi anunciado em 2017 por Francisco. Esse tipo de reunião serve como ferramenta para o papa consultar e observar debates sobre o tema a fim de produzir um material para dar diretrizes ao clero.

Na exortação citada por Lula, o papa Francisco critica governos que se arvoram em argumentos como o de “não entregar a Amazônia”.

“Para aumentar esta confusão, contribuíram alguns slogans, nomeadamente o de “não entregar”, como se a citada sujeição fosse provocada apenas por países estrangeiros, quando os próprios poderes locais, com a desculpa do progresso, fizeram parte de alianças com o objetivo de devastar, de maneira impune e indiscriminada, a floresta com as formas de vida que abriga”, escreveu Francisco.

“A segunda coisa [que nós conversamos] foi a questão ambiental. Há uma má vontade, apesar dos discursos, dos governantes preocupados com a questão ambiental. (…) Enquanto a gasolina for barata, enquanto o petróleo for barato, não há interesse em mudar a matriz energética da maioria dos países. Nós estamos percebendo que é levar muito a sério um novo modelo de produção de energia”, disse Lula após o encontro com o papa.

Depoimento adiado para o encontro
A reunião entre Lula e Francisco só foi possível após uma decisão da Justiça Federal do DF, que adiou um depoimento que o ex-presidente iria conceder no âmbito da Operação Zelotes — inicialmente marcado para o último dia 11, data de sua viagem à Europa.

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite autorizou, e a audiência foi remarcada para o dia 19. Lula retorna ao Brasil no sábado (15).

Troca de cartas
Em abril passado, poucos dias antes de completar um ano encarcerado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Lula escreveu uma carta ao papa Francisco onde afirmava estar “lutando por sua inocência”.

“Estou preso porque os poderosos querem destruir toda a rede de proteção e cuidado que construímos para os excluídos”, escreveu Lula no dia 5 de abril de 2019, terminando o texto com “gostaria de contar com seu apoio e amizade, reze por mim”.

Cerca de um mês depois, Francisco respondeu à carta do ex-presidente. Nela, citou um discurso que fez no primeiro dia daquele ano, no qual afirmou que a política deve ser ferramenta para “criar condições de um futuro digno e justo”.

Fonte: UOL (Com informações de agências)

Revista Cariri Recomenda

Elmano de Freitas apresenta balanço de 2025, destaca investimentos recordes e avanços sociais
Política

Elmano de Freitas apresenta balanço de 2025, destaca investimentos recordes e avanços sociais

2 de fevereiro de 2026
TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero
Política

TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero

27 de janeiro de 2026
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Política

Lula conversa com Trump sobre Venezuela, ONU e combinam visita a Washington

26 de janeiro de 2026
“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo
Política

“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo

24 de janeiro de 2026
Próximos
Biocangaço: pesquisadores do Cariri difundem diversidade da Caatinga pela internet

Biocangaço: pesquisadores do Cariri difundem diversidade da Caatinga pela internet

Veja como fica o novo salário de policiais e bombeiros do Ceará

Veja como fica o novo salário de policiais e bombeiros do Ceará

CCJ do Senado aprova projeto que obriga presos a ressarcirem o Estado

CCJ do Senado aprova projeto que obriga presos a ressarcirem o Estado

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Elmano autoriza novo concurso para professores da rede estadual do Ceará em 2026

  • Inscrições para concurso da Prefeitura de Assaré terminam nesta segunda-feira (2)

  • Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago aos trabalhadores

  • Elmano de Freitas apresenta balanço de 2025, destaca investimentos recordes e avanços sociais

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat