O desembargador cearense Teodoro Silva Santos foi nomeado pelo presidente Lula para assumir vaga no Tribunal Superior de Justiça (STJ) nesta sexta-feira (10). A indicação dele e de outros dois novos ministros foi aprovada pelo Senado no dia 25 de outubro. Os três novos ministros tomam posse no dia 22 de novembro.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os decretos da Presidência da República foram publicados no Diário Oficial da União. O desembargador Teodoro Santos passa a ocupar a vaga disponível após aposentadoria do ministro Jorge Mussi.
Também foram nomeados para as vagas do STJ a advogada Daniela Teixeira e o desembargador José Afrânio Vilela. A sessão solene para posse dos novos membros do tribunal foi marcada para o dia 22 de novembro, a partir das 17 horas.
A trajetória do novo ministro
Teodoro Santos nasceu em Juazeiro do Norte. É bacharel em Ciências Jurídicas, mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, onde também atua como docente do curso de direito.
Ele entrou no Tribunal de Justiça em 29 de abril de 2011, pelo Quinto Constitucional, em vaga reservada ao Ministério Público, onde passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça.
Em 2016, o desembargador foi um dos homenageados no Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares.
Teodoro Silva Santos contou com o apoio do ministro Camilo Santana (Educação) e de governadores do Nordeste. Ele teve 17 votos, o mínimo para entrar.
“Nós tivemos o orgulho, a honra, do Ceará terá, integrando o Superior Tribunal de Justiça, um cearense. Quero parabenizar o desembargador Teodoro pela indicação, escolha do presidente Lula, para ele ser o mais novo ministro do STJ”, parabenizou o governador do estado, Elmano de Freitas, quando Teodoro foi indicado.
O estado já teve quatro ministros no STJ. Atualmente, o STJ tem o cearense Raul Araújo como ministro desde 2010.
Como as últimas escolhas para o STJ foram de homens de São Paulo e do Rio de Janeiro, a tendência virou que Lula escolheria um nome de fora do Sudeste — possibilidade que já havia reforçado a escolha do nome de Santos.
Fonte: g1 CE