Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Lula envia carta ao presidente chinês, ataca Eduardo Bolsonaro e governo

O documento foi entregue à embaixada da China em Brasília na sexta-feira. Neste domingo, ela chegou às mãos do presidente Xi Jinping

22 de março de 2020
Lula envia carta ao presidente chinês, ataca Eduardo Bolsonaro e governo

O ex-presidente Lula (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

PUBLICIDADE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao presidente da China, Xi Jinping, uma carta em que pede desculpas pelo comportamento do deputado Eduardo Bolsonaro e ataca o governo brasileiro por sua atitude “servil” em defesa dos interesses do presidente americano, Donald Trump.

O documento foi entregue à embaixada da China em Brasília na sexta-feira. Neste domingo, ela chegou às mãos do presidente Xi Jinping.

Na semana passada, Eduardo Bolsonaro abriu uma crise diplomática ao culpar a China pela pandemia do coronavírus. O embaixador de Pequim no Brasil, Yang Wanming, retrucou e acusou o deputado de estar servindo de porta-voz para os interesses do governo americano, que vem adotando exatamente a mesma estratégia em relação aos chineses.

Para Wanming, Eduardo Bolsonaro retornou de Miami, onde esteve com Donald Trump, com “vírus mental”. “Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio”, disse.

A resposta do governo brasileiro não demorou para chegar, com o chanceler Ernesto Araújo exigindo que o embaixador se retratasse, o que jamais ocorreu.

Para Lula, o Brasil sob o governo de Jair Bolsonaro tem demonstrado ser um “reles bajulador” da Casa Branca e adotou uma política externa “servil”.

“Em nome da amizade entre os povos do Brasil e da China, cultivada por sucessivos governos dos dois países ao longo de quase cinco décadas, venho repudiar a inaceitável agressão feita a seu grande país por um deputado que vem a ser filho do atual presidente da República do Brasil”, escreveu Lula. Em seus anos na presidência, o petista não coincidiu com o governo de Xi Jinping.

“Tal atitude, ofensiva e leviana, contraria frontalmente os sentimentos de respeito e admiração do povo brasileiro pela China”, declarou. “Creio expressar o sentimento de uma Nação, que tive a responsabilidade de presidir por dois mandatos, ao pedir desculpas ao povo e ao governo da China pelo comportamento deplorável daquele deputado”, afirmou.

Apontando para os gestos do Congresso e de outras parcelas da sociedade, Lula criticou o silêncio do Executivo. “Lamento, entretanto, que o atual governo brasileiro não tenha feito ainda esse gesto pelos canais diplomáticos e por meio do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, que deveria ter sido o primeiro a tomar tal atitude”, escreveu.

“Seu silêncio envergonha o Brasil e comprova a estreiteza de uma visão de mundo que despreza a verdade, a Ciência, a convivência entre os povos e a própria democracia”, disse.

Lula ainda colocou a crise no contexto da guerra comercial. “Lamento especialmente que esta agressão tenha ocorrido na conjuntura de um contencioso comercial entre a China e os Estados Unidos, país ao qual a política externa brasileira vem sendo submetida de maneira servil por este governo”, disse. “Bolsonaro rebaixa as relações do Brasil com países amigos e se rebaixa como reles bajulador do presidente Donald Trump”, apontou.

“Este governo passará, sem ter estado à altura do Brasil, mas nada poderá apagar os laços de amizade e cooperação que vimos construindo desde 1974, quando o então presidente Ernesto Geisel restabeleceu as relações entre o Brasil e a República Popular da China”, indicou.

Lula ainda lembrou como “praticamente todos os presidentes brasileiros, desde então, fortaleceram nossa relação nos mais diversos campos”. Na carta, ele cita José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco. Ele ainda lembrou que, em 2009, a China se transformou no maior parceiro comercial do Brasil. “Em meu governo, o Brasil reconheceu a China como economia de mercado e construímos juntos os BRICs, inaugurando um novo capítulo na ordem mundial”, disse.

Vitória
O ex-presidente ainda aproveitou a carta para parabenizar a China por seus esforços contra a pandemia. “Recentemente, expressei minha solidariedade ao povo e ao governo da China no enfrentamento ao coronavírus. Recebo agora a notícia de que os esforços admiráveis nesse combate resultaram na interrupção, pelo segundo dia consecutivo, da transmissão do vírus em seu país. Parabéns por esta vitória e sigam lutando”, disse.

“Esta é a verdadeira imagem da China que nós, brasileiros e brasileiras, aprendemos a admirar, numa convivência de mútuo respeito. Um país com o qual desejamos manter e aprofundar as melhores relações de amizade e cooperação, inclusive no combate à grave pandemia que também nos atinge”, completou.

Por Jamil Chade

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026
Política

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

6 de dezembro de 2025
Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço
Política

Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

5 de dezembro de 2025
Detran-CE lança ferramenta virtual para acompanhamento de processos de habilitação
Política

Congresso amplia exigência de exame toxicológico para obtenção da CNH nas categorias A e B

5 de dezembro de 2025
Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas
Política

Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

5 de dezembro de 2025
Próximos
Ceará tem 125 casos confirmados do novo coronavírus, divulga Secretaria da Saúde

Ceará tem 125 casos confirmados do novo coronavírus, divulga Secretaria da Saúde

Justiça expede liminar que permite Governo do Ceará fazer controle de entrada nos aeroportos

Justiça expede liminar que permite Governo do Ceará fazer controle de entrada nos aeroportos

Juazeiro do Norte segue com 1 caso confirmado de coronavírus

Juazeiro do Norte segue com 1 caso confirmado de coronavírus

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat