O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira (25) em Roma, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e de uma comitiva de 18 autoridades brasileiras, entre elas quatro ministros e 12 parlamentares. A viagem tem como objetivo participar do funeral do Papa Francisco, que será realizado neste sábado (26).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O corpo do pontífice segue em velório aberto na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no último dia de visitação pública. Mais de 128 mil pessoas já passaram pelo local para prestar homenagens. O presidente Lula também deve visitar a basílica ainda nesta sexta. Às 20h (horário local, 15h em Brasília), será realizado o rito de fechamento do caixão, com a presença de cardeais e oficiais da Santa Sé.
A cerimônia de funeral e a missa de corpo presente estão marcadas para as 10h de sábado (5h em Brasília), dando início ao Novemdiales — tradição de nove dias de luto e orações pela alma do papa. Após a missa, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano, conforme desejo expresso de Francisco.
Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de coma e colapso cardiovascular irreversível. O pontífice apresentava histórico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia bilateral, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
Em homenagem, Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil, ressaltando o papel de Francisco na promoção da paz, do amor e na luta contra a intolerância e as desigualdades. Após o Novemdiales, o Vaticano dará início ao conclave para a escolha do novo líder da Igreja Católica.
Por Bruno Rakowsky









