Em um anúncio feito nesta terça-feira (29) em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou seu apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Casa. Em um discurso realizado na frente de sua residência oficial, Lira destacou que Motta, após quatro mandatos como deputado federal, possui experiência e habilidade para conduzir a Câmara, além de ter a capacidade de dialogar com diferentes polos políticos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Hugo Motta é o nome que demonstra maior capacidade de construir convergências no parlamento. Ele possui a leveza e a altivez necessárias para unir forças em um cenário muitas vezes antagônico”, declarou Lira, ao lado do próprio Motta e de diversos aliados. Com o anúncio, Hugo Motta se torna o primeiro candidato oficialmente lançado para a disputa da presidência da Câmara, cuja eleição está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2025.
Lira aproveitou a ocasião para mencionar dois potenciais adversários de Motta: os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Britto (PSD-BA). “Respeito as legítimas aspirações de ambos e mantive diálogos abertos e francos com eles, buscando sempre fortalecer a governabilidade da Casa”, afirmou Lira, destacando que a harmonia entre parlamentares será essencial para o bom funcionamento do Legislativo.
PL da Anistia
Para evitar que o polêmico Projeto de Lei da Anistia contamine o processo eleitoral, Lira também anunciou a criação de uma Comissão Especial para analisar o PL 2.858/2022, que propõe anistia para envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Com a nova comissão, o trâmite do projeto poderá se estender por até 40 sessões, impedindo que o tema seja usado como moeda de troca na eleição para a Mesa Diretora. “O projeto deve ser debatido com responsabilidade, sem interferir no pleito”, afirmou Lira.
Perfil
O deputado Hugo Motta, de João Pessoa (PB), é médico e integra o partido Republicanos, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Com uma trajetória marcada por trabalhos de grande relevância, como a relatoria da PEC do Orçamento de Guerra, que flexibilizou o teto de gastos para o combate à pandemia, e a presidência da CPI da Petrobras em 2015, Motta chega ao pleito com o apoio de Lira e uma extensa experiência na Câmara, com destaque para sua atuação em pautas econômicas e de combate à corrupção.
Por Nicolas Uchoa