Segunda rodada da pesquisa Ipespe para o cenário político do Ceará mostra leve melhora das avaliações da governadora Izolda Cela (sem partido) entre a população cearense. Colhidos entre 20 e 23 de agosto, os dados já captam o efeito da primeira semana eleitoral no Estado.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Na questão sobre a governadora, 45% dos entrevistados avaliaram a gestão como “ótima” ou “boa”. O resultado representa um crescimento de seis pontos com relação aos 39% registrados no índice pelo último levantamento, realizado entre 30 de julho e 2 de agosto.
Se o índice de “ótimo” ou “bom” da governadora cresceu, também aumentou o número de pessoas que consideram a gestão “ruim” ou “péssima”. Neste índice, o governo de Izolda passou de registrar 11% no início de agosto para 15% no final do mês – aumento de quatro pontos. Já quem os que consideram a gestão “regular” passaram de 33% para 30%.
Apesar desse movimento, Izolda ainda termina com “saldo” positivo de 30 pontos percentuais a mais de aprovação que de reprovação. Esse índice representa crescimento de dois pontos com relação ao registrado no início do mês, que era de 28 pontos.
Apesar de positivo, a avaliação de Izolda é onze pontos inferior à registrada pelo ex-governador Camilo Santana (PT) em abril, quando ele deixou o governo. Segundo pesquisa Opnus realizada pelo O Povo na época da saída do petista, Camilo batia aprovação de 78% do eleitorado, com índice de 56% de “ótimo” ou “bom”.
A gestão da governadora é aprovada sobretudo na Região Metropolitana de Fortaleza, que registrou 47% de “ótimo” e “bom”, contra 43% no Interior.
O Ipespe ouviu 1.000 eleitores do Ceará, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 20 e 23 de agosto de 2022. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04538/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o protocolo CE-07968/2022.
Por Carlos Mazza
Fonte: O Povo