O governo federal apresentou, nesta sexta-feira (29), sua nova marca e slogan oficial durante encontro com servidores do Sistema de Comunicação de Governo (Sicom), no Palácio do Planalto, em Brasília. A partir dos próximos dias, todas as peças publicitárias e de comunicação institucional dos órgãos e entidades do Executivo Federal passarão a exibir a frase: “Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro”.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O novo lema substitui a expressão “União e Reconstrução”, adotada no início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Justificativa para a mudança
O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira, que destacou a transição de fases no governo.
“O slogan anterior traduziu bem o espírito e os trabalhos dos primeiros anos do governo Lula. Agora, vivemos uma nova fase, em que o nosso país, nossa economia e conquistas da população vivem ameaças externas. Nosso objetivo é mostrar que esse governo tem lado: o lado do povo brasileiro”, afirmou Palmeira.
Além da alteração no slogan, a identidade visual também traz outra novidade: a substituição da expressão “Governo Federal” por “Governo do Brasil”. Segundo Palmeira, a medida busca simplificar a linguagem e fortalecer a identificação da população com a gestão.
Lançamento oficial
A nova marca já havia sido apresentada previamente aos ministros, durante a reunião ministerial comandada pelo presidente Lula na última terça-feira (26). Agora, passa a ser incorporada oficialmente às ações de comunicação do Executivo.
Por Pedro Villela, de Brasília










