Nesta quarta-feira (16), o Ministério Público do Estado do Ceará comemorou 130 anos de atuação. O marco inaugural é a promulgação da 1ª Constituição Estadual, de 1891, em que são mencionadas, oficialmente, as atribuições dos promotores de Justiça naquele momento. Para marcar a data, foi realizada uma solenidade híbrida com transmissão ao público pelo canal do MPCE no YouTube.
Além do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, o evento contou com a participação do governador do Ceará, Camilo Santana; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Evandro Leitão; da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro; do corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; e ex-procuradores-gerais de Justiça. Os demais convidados participaram de forma remota, em função dos protocolos sanitários em vigor para prevenção do novo coronavírus.
Na solenidade, foram entregues medalhas comemorativas em alusão ao aniversário do MPCE aos chefes e representantes dos poderes e instituições que têm contribuído para o crescimento do MP cearense, para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e para a promoção dos mais elevados interesses do povo cearense.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), foi um dos agraciados com a medalha comemorativa ao aniversário do MPCE e usou sua rede social para agradecer:
Por Samuel Pinheiro