O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta médica neste domingo (15), após passar por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma intracraniano decorrente de uma queda em outubro. Em coletiva de imprensa no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Lula, ao lado da primeira-dama Janja, emocionou-se ao relembrar os momentos que antecederam a operação.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Confesso que fiquei assustado pelo volume de líquido na minha cabeça e pela urgência em que pediram para vir para cá”, declarou o presidente, de 79 anos.
Assista a coletiva na íntegra:
O acidente
O acidente aconteceu enquanto Lula cortava as unhas sentado no banheiro de casa, em outubro. Ele contou que, ao tentar se ajeitar na cadeira sem se levantar, perdeu o equilíbrio e bateu a cabeça na hidromassagem. “Fez um estrago razoável”, relatou.
Após a queda, Lula achava que estava recuperado, mas começou a sentir dores de cabeça no último domingo (8), atribuindo-as à exposição ao sol durante um banho de piscina. Na segunda-feira (9), outros sintomas surgiram, como passos lentos, olhos vermelhos e cansaço excessivo.
Preocupado, ele chamou a médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, que recomendou exames. A tomografia realizada em Brasília revelou uma nova hemorragia intracraniana de cerca de 3 centímetros, levando à transferência imediata para São Paulo.
Cirurgia
Lula foi internado na noite de segunda-feira e passou pela cirurgia na terça-feira (10). Ele afirmou ter compreendido a gravidade do quadro apenas após o procedimento. “Achava que estava totalmente curado e podia fazer tudo, mas não estava preparado para exercícios”, disse, referindo-se às atividades físicas que retomou antes da liberação médica.
Na quinta-feira (12), o presidente foi submetido a outro procedimento preventivo para evitar novos sangramentos. Na sexta, deixou a UTI e divulgou um vídeo caminhando pelo hospital.
A equipe médica destacou a evolução positiva do presidente. “A recuperação foi extremamente acima do esperado”, afirmou Ana Helena Germoglio ao anunciar a alta.
Retorno às atividades
Lula deixou o hospital ao meio-dia e ficará em São Paulo até quinta-feira (21), quando passará por nova tomografia de controle. Ele garantiu que retomará suas funções administrativas, mas seguirá as recomendações médicas de evitar esforços físicos.
“Estou tranquilo, me sinto bem e posso trabalhar normalmente, mas não posso fazer esteira como atleta porque não sou atleta”, brincou.
O presidente também revelou que não passará o Natal e o Ano Novo na praia, como de costume. Ele ficará em casa, mas não definiu se será em Brasília ou São Paulo.
Lula agradeceu o trabalho dos médicos e disse estar aliviado com a recuperação. “Estou certo de que estou curado e só preciso me cuidar”.
Por Bruno Rakowsky