A mudança da matriz energética mundial é a oportunidade do Ceará se tornar o protagonista do desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo. A afirmativa foi feita pelo governador Elmano de Freitas, na manhã desta terça-feira (6), durante a abertura da 11ª edição do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2023. O evento reúne representantes dos municípios cearenses no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nos dias 6 e 7 de junho, para dialogar sobre “Inovação e sustentabilidade: novos caminhos para a gestão”.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• Instagram
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Oportunidade histórica
Na ocasião, Elmano de Freitas defendeu que as instituições públicas e privadas precisam agir de forma mais integrada e estar atentas às oportunidades. “No mundo há uma grande competição entre as potências, que elegeram a produção e exportação vinculada à outra matriz energética como diferencial. 70% da produção do hidrogênio verde vem da energia eólica ou solar. Nós temos uma oportunidade histórica e devemos aproveitar e viabilizar para o nosso povo”.
O governador citou que o Ceará já apresenta condições favoráveis a esse protagonismo, como o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Ainda segundo ele, essa transformação deve incluir os cearenses que mais precisam. “A sustentabilidade é a possibilidade de tirarmos centenas de milhares de cearenses da fome e da miséria. Somos ainda um estado com muitas pessoas no cadastro da Assistência Social. Somos defensores dessas políticas porque a fome não espera, mas somos defensores de uma política que supere essa situação, para que o nosso povo tenha emprego e renda. Por isso, a energia [renovável] é estratégica. Nós precisamos aproveitar essa oportunidade de mudança da matriz [energética] e preparar o nosso povo para transformar o Ceará”.
Somado a isso, o Estado já investe na formação da juventude na área da tecnologia da informação e comunicação, na contínua melhoria da educação básica, no apoio à pesquisa, na universalização do saneamento básico, além da modernização da gestão pública estadual, para inovar e prestar melhores serviços ao cidadão. “Queremos apoio do Governo Federal para também fazer a Modernização tecnológica nas prefeituras”, afirmou o governador.
Foco no cidadão
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, parabenizou a iniciativa de oportunizar o debate e a troca de experiências sobre desafios e oportunidades do desenvolvimento de cidades inteligentes, com foco no desenvolvimento sustentável. Para ela, o Governo do Ceará é referência, principalmente pela criação do Laboratório de Inovação e Dados, o Íris. “O presidente Lula criou o Ministério da Gestão para que a gente possa melhor a gestão em todos os níveis da gestão pública. A única forma da população ter melhores serviços públicos é se os três níveis da federação atuarem em conjunto. No Ministério, criamos uma assessoria de cooperação federativa”.
Sobre o apoio, a ministra destacou algumas ações que são prioridades da pasta, como a estratégia nacional do governo de digital. “O Fórum Nacional do Nordeste será realizado em Fortaleza, para a gente pensar como essa estratégia será desenvolvida nos municípios”, anunciou.
Além disso, ela também citou a capacitação e o aprimoramento em relação às transferências da União; o Programa Mãos à Obra, que contribui com o Ministério da Educação na retomada das obras da educação básica; a utilização do patrimônio da União em prol da sociedade; e o Projeto Cidades que Transformam, realizado por meio da Escola Nacional de Administração Pública.