Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Em debate, presidenciáveis atacam Bolsonaro, apontam retrocessos e indicam prioridades durante e pós pandemia

Ciro, Leite, Haddad, Doria e Huck falaram sobre 2022 em evento de estudantes de Harvard e do MIT

18 de abril de 2021
Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB) e Luciano Huck (sem partido) no Brazil Conference (Foto: Reprodução/YouTube)

Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB) e Luciano Huck (sem partido) no Brazil Conference (Foto: Reprodução/YouTube)

PUBLICIDADE

Reunidos em debate virtual organizado por alunos brasileiros de Harvard e MIT na noite deste sábado (17), presidenciáveis concordaram em relação a prioridades para o país e criticaram o presidente Jair Bolsonaro. O evento teve a participação de Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB) e Luciano Huck (sem partido).

As críticas mais ácidas ao presidente foram feitas por Ciro, Haddad e Doria —os três se referiram a Bolsonaro como genocida. Em geral, o encontro teve troca de afagos e mais convergências que divergências, já que todos elencaram temas como educação, tecnologia, emprego e desenvolvimento econômico como prioridades para resgatar o país da crise atual.

A defesa da democracia também foi ponto comum —os presidenciáveis condenaram diversas vezes os ataques de Bolsonaro à imprensa.

Com exceção do petista, os demais nomes já se aproximaram politicamente por meio de um manifesto em defesa da democracia assinado no mês passado. A possibilidade de uma candidatura única veio à tona a partir do texto, assinado também por Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo).

Se considerado o espectro ideológico, esse grupo que assina o manifesto vai da centro-esquerda (Ciro) a eleitores declarados de Bolsonaro no segundo turno de 2018, casos de Doria, Leite e Amoêdo, incluindo ainda um ex-integrante do atual governo (Mandetta), todos hoje na oposição ao governo federal.

Entre os palestrantes, Ciro é o único que já foi lançado como presidenciável pelo seu partido. Leite e Doria podem ter que disputar prévia no PSDB.

Já o PT tem o ex-presidente Lula como prioridade nas urnas em 2022, mas Haddad é o nome que pode substituí-lo caso o petista volte a perder seus direitos políticos em novas condenações até lá —algo considerado improvável.

O tema eleitoral foi abordado no evento. Ciro e Leite destacaram que é preciso entender o que levou Bolsonaro à vitória para superá-lo. ​”Nós faremos uma corrente democrática para vencê-lo no voto”, afirmou Doria.

“Temos que dar alguma margem para o diálogo, você não pode se ver como o dono da verdade. Quem tem que arbitrar é o povo nas urnas. O povo erra e corrige no ciclo seguinte”, disse Haddad.

O clima do encontro foi amistoso. Ciro e Haddad, por exemplo, convergiram ao defender o protagonismo do investimento público. O petista também se solidarizou com Doria e Leite em relação aos ataques feitos por Bolsonaro aos governadores.

Doria, por sua vez, afirmou ser testemunha da transição democrática que Haddad fez na prefeitura de São Paulo. Já Huck chamou Haddad de “bom ministro” da Educação.

De maneira geral, Leite, Doria, Ciro e Haddad exaltaram seus feitos e de seus partidos nos cargos públicos que ocuparam, o que deu brecha para crítica de Huck sobre a necessidade de olhar para frente e não para o passado. Haddad e Ciro rebateram a importância de aprender com experiências passadas.

Esse não foi o único momento de sutis trocas de farpas. Ciro salientou que Bolsonaro venceu em São Paulo, numa referência velada ao apoio de Doria ao presidente em 2018. Haddad também afirmou que todos precisam prometer que “não vão votar em psicopata no segundo turno de 2022”, provocação dirigida aos demais.

O cientista político e ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Hussein Kalout​, que mediou a palestra do tradicional evento Brazil Conference, destacou o que chamou de “denominadores comuns” entre os palestrantes: espírito democrático, respeito ao governo das leis, respeito às instituições, valorização da ciência e da educação e amor ao país. A jornalista Eliane Catanhêde também mediou o encontro.

Ao definir o que é prioridade para o futuro do país, Ciro afirmou que é preciso um projeto nacional de desenvolvimento, com metas e novas instituições, para que o Brasil volte a crescer. Segundo o ex-ministro, o país não cresceu entre 2010 e 2020, período em que foi governado por Dima (PT), Temer (MDB) e Bolsonaro.

Ciro não poupou críticas a Bolsonaro, a quem chamou de “fascista” e “genocida boçal”.

Leite, por sua vez, bateu nas teclas de educação, emprego e meio ambiente como agenda prioritária. Em sua primeira fala, fez crítica apenas indireta a Bolsonaro, ao afirmar que respeita às forças de oposição por haver “uma parcela da população representada” nelas.

De acordo com o governador do Rio Grande do Sul, o país “vai ter que mostrar comprometimento com o equilíbrio fiscal”. Ele defendeu reformas, privatizações e redução da folha de pagamento para melhorar o ambiente de negócios no país.

Falando sobre a influência de Bolsonaro sobre as polícias militares, Leite afirmou que o presidente tem arroubos autoritários. “Mentiras, fake news, desestabilização da relação com a polícia militar são formas de tentar subtrair poderes dos governadores e outras instituições”, disse o tucano.

Doria concordou e disse que Bolsonaro “tem propensão absoluta para ser ditador”.

“O delírio do Bolsonaro é formar uma milícia para resistir de forma armada à derrota eleitoral que se aproxima”, completou Ciro.

Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, exaltou as gestões petistas e o governo Lula com bastante ênfase, além de criticar Bolsonaro.​ “Não deveríamos esperar 2023 para enfrentar, no Congresso Nacional, um governo que representa o governo do desmonte”, disse.

O petista disse ainda que o presidente tem as universidades como inimigas e apontou que há um retrocesso institucional em curso, com aparelhamento por Bolsonaro da Polícia Federal, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Governador de São Paulo, Doria elencou a vacina como prioridade para o país. O assunto é confortável para ele, que foi o responsável por viabilizar a vacinação no Brasil e pressionar o governo Bolsonaro nesse sentido.

“O governo Bolsonaro errou gravemente ao não fazer a compra de várias vacinas desde agosto do ano passado. Negou a vacina, negou a pandemia e o direito à vida de milhares de brasileiros”, disse o tucano.

Doria também apontou que Bolsonaro desrespeita o meio ambiente, os direitos humanos, o jornalismo e a democracia. ​

O último a falar na primeira rodada, Huck foi o que fez uma fala mais provocativa aos demais. O apresentador de TV, cotado para ser candidato em 2022, ressaltou que não é político e que não é movido a projeto pessoal, mas quer contribuir na construção de um projeto futuro. Disse representar a sociedade civil e conhecer a realidade do país.

Huck ressaltou que os políticos terão que fazer concessões e se unir para tirar o Brasil da crise.

“Vamos ter que fazer concessões, iluminar o que nos conecta e não o que nos afasta. […] Vamos ter que deixar de lado nossas vaidades e exercitar nossas humildades”, disse. Huck completou ainda que os políticos não devem discutir “os centímetros a mais” que um ou outro governo fez nos últimos anos.

O apresentador também criticou a política ambiental de Bolsonaro, afirmando que ele “passou a boiada”, embora não tenha sido contundente como os demais nas falas contra o presidente.

Fonte: Folhapress

Revista Cariri Recomenda

Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)
Política

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Política

Por unanimidade, STF decide que caixa dois pode gerar responsabilização e improbidade na Justiça Eleitoral

6 de fevereiro de 2026
Ministro Flávio Dino em sessão plenária do STF (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
Política

Flávio Dino determina suspensão de “penduricalhos” e supersalários no serviço público

6 de fevereiro de 2026
Professores graduados contratados para a carga horária de 40 horas semanais terão como piso o valor de R$ 5.229,66 (Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará)
Política

Alece aprova reajuste salarial e novas regras para professores da rede estadual

5 de fevereiro de 2026
Próximos
Manutenção de medidas, como distanciamento social, é fundamental para conter avanço do vírus, apontam especialistas (Foto: Antônio Rodrigues)

Em uma semana, Polícia Militar do Ceará fechou 147 estabelecimentos por não cumprirem decreto

Brasil tem média de 65 mil novos casos de coronavírus diários, patamar bastante alto, sem contar a subnotificação (Foto: Marcio James/AFP)

Cientista de dados prevê bomba-relógio com aceleração da Covid-19: 'Brasil não está nem perto da queda de casos'

(Foto: Honório Barbosa)

Ceará tem maior parte do território com chuvas abaixo da média no trimestre fevereiro a abril

Mais Lidas

  • (Foto: Freepik)

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Cariri bate recorde de novas empresas no primeiro semestre com crescimento de 42%

  • Famosos se manifestam contra fala de Bolsonaro, que chamou o Nordeste de “Paraíba”

  • Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

  • Brasil e Venezuela deve ser o 1° jogo com estádio lotado na Copa América

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Arquivos

  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019

Categorias

  • Análises
  • Avisos e Editais
  • Barbalha
  • Brasil
  • Cariri
  • Carreira & Oportunidades
  • Ceará
  • Colunistas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Copa do Mundo 2022
  • Coronavírus
  • Cotidiano
  • CPI da Covid
  • Crato
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Desmentindo boatos
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Geral
  • Juazeiro do Norte
  • Meio Ambiente
  • Morte do Papa Francisco
  • Mundo
  • Novelas
  • Opinião
  • Política
  • Posse de Lula
  • Regionais
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia


Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
  • Anuncie
Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.