Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Em ataque a democracia, Bolsonaro ameaça: “Se tiver voto eletrônico em 2022, será pior que nos EUA”

Presidente deu as declarações em seu encontro matinal com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada

7 de janeiro de 2021
Governo exclui violência policial do balanço anual sobre violações de direitos humanos
PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer hoje de manhã que houve fraude nas eleições para a presidência dos Estados Unidos, hipótese que já foi descartada por autoridades norte-americanas e internacionais. E novamente sem provas, repetiu que há fraudes no sistema eletrônico de eleição no Brasil, teoria que também já foi rebatida no país. O próprio presidente já venceu seis votações no Brasil com urna eletrônica.

Bolsonaro deu as declarações em seu encontro matinal com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada. Ele falou sobre a invasão de seguidores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Capitólio, sede do Congresso americano, insinuando que a insurreição ocorreu por causa das supostas – e já descartadas – irregularidades na eleição. A vitória de Joe Biden foi oficializada nesta madrugada, após a sessão de certificação ser retomada.

“O pessoal tem que analisar o que aconteceu nas eleições americanas agora. Basicamente qual foi o problema, a causa dessa crise toda: falta de confiança no voto. Então lá, o pessoal votou e potencializaram um voto pelos correios por causa da pandemia e houve gente que votou três, quatro vezes, mortos votaram, foi uma festa”, disse Bolsonaro, sem apresentar provas e contrariando as próprias autoridades eleitorais americanas. “Então a falta dessa confiança levou a esse problema que está acontecendo lá.”

O presidente brasileiro repercute as alegações de Trump, que hoje afirmou que fará uma transição “ordeira” para Biden, mesmo ainda não confiando no resultado da eleição. Depois da invasão ao Capitólio ontem, Twitter, Instagram e Facebook bloquearam a conta do presidente americano para evitar a disseminação de fake news.

Trump travou uma batalha jurídica para impedir a confirmação da vitória de Biden. Durante a sessão do Congresso americano ontem, para confirmar a eleição do democrata, Trump inflamou apoiadores dizendo que não aceitaria o resultado da eleição. Mais tarde, após a invasão, pediu calma aos apoiadores. Ao menos quatro pessoas morreram, segundo a polícia de Washington.

Bolsonaro está na contramão de outros líderes mundiais, que criticaram o que aconteceu ontem nos Estados Unidos. No Brasil, nem o presidente, nem o Itamaraty se manifestaram sobre a invasão do Capitólio oficialmente.

“No Brasil, será a mesma coisa”, diz Bolsonaro, sem provas
Ao comentar o episódio dos Estados Unidos, Bolsonaro também fez um paralelo com as eleições brasileiras de 2022, alegando, mais uma vez sem provas, que houve fraude nas urnas em 2018 e defendendo o voto impresso para o próximo pleito.

“E aqui no Brasil, se tivermos o voto eletrônico em 22, vai ser a mesma coisa. A fraude existe. A imprensa vai dizer ‘sem provas, ele diz que a fraude existe’. Eu não vou responder esses canalhas da imprensa mais. Eu só fui eleito porque tive muito voto em 2018”, disse o presidente.

“Se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar voto, nós vamos ter problemas piores do que os Estados Unidos”
Bolsonaro, sem ser claro se era uma referência a fraudes ou às cenas de violência vistas nos EUA

Em março do ano passado, Bolsonaro chegou a dizer que apresentaria provas “em breve” de que teria sido eleito no primeiro turno, mas a promessa nunca foi cumprida. Desde as eleições de 2018, Bolsonaro tenta emplacar a volta do voto impresso no Brasil, apesar de nenhuma fraude nunca ter sido comprovada com o uso das urnas eletrônicas.

Ao contrário do que alega o presidente, os votos nas urnas eletrônicas são auditáveis. Cada dispositivo gera um boletim de urna, que é fixado na seção eleitoral após o fim da votação. Representantes de todos os partidos políticos podem fiscalizar o processo eleitoral na apuração dos votos.

Bolsonaro já foi eleito seis vezes com urna eletrônica
A urna eletrônica passou a ser usada no Brasil em 1996. Desde então, Bolsonaro foi eleito por esse método seis vezes: como deputado federal, em 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014, e como presidente, em 2018. Os três filhos políticos do presidente, Carlos, Flávio e Eduardo, também foram escolhidos em eleições via urna eletrônica.

Não há nenhuma evidência de que o método eletrônico seja suscetível a fraudes. As urnas são independentes e não ficam integradas em rede, o que, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), evita qualquer possibilidade de hackeamento.

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026
Política

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

6 de dezembro de 2025
Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço
Política

Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

5 de dezembro de 2025
Detran-CE lança ferramenta virtual para acompanhamento de processos de habilitação
Política

Congresso amplia exigência de exame toxicológico para obtenção da CNH nas categorias A e B

5 de dezembro de 2025
Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas
Política

Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

5 de dezembro de 2025
Próximos
Camilo assina ordem de serviço de R$ 140 milhões para construção do Centro Integrado de Segurança

Camilo assina ordem de serviço de R$ 140 milhões para construção do Centro Integrado de Segurança

CoronaVac em estudo promovido por SP tem eficácia de 78% contra a Covid

CoronaVac em estudo promovido por SP tem eficácia de 78% contra a Covid

Ex-aluno da Fatec Cariri cria iogurte em pó

Ex-aluno da Fatec Cariri cria iogurte em pó

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Ceará reúne 1.545 candidatos para a prova discursiva do CNU; veja horários, locais e regras

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat