O governador do Ceará, Elmano de Freitas, reuniu nesta sexta-feira (6) sua equipe de secretários para realizar o tradicional balanço de gestão e planejar as próximas entregas do governo estadual até o final de 2024. Durante o encontro, o governador destacou o equilíbrio fiscal do Estado e celebrou o recorde de investimentos em políticas públicas ao longo deste ano.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Elmano ressaltou a importância dessas reuniões periódicas para o cumprimento dos compromissos assumidos com a população cearense. “A cada reunião do secretariado, estamos focados nos compromissos que fizemos com o nosso povo durante o processo eleitoral, em várias áreas. Aqui, discutimos as metas que o governo tem em andamento”, afirmou.
Entre as iniciativas em destaque, o governador mencionou o avanço da educação em tempo integral nas escolas estaduais, a regionalização do tratamento de câncer, a redução da fila de cirurgias eletivas e a conclusão de grandes obras de infraestrutura no estado.
Recorde em investimentos públicos
Outro ponto de comemoração foi o volume recorde de investimentos em políticas públicas no Ceará. De janeiro a agosto de 2024, o governo estadual investiu R$ 2,13 bilhões, o maior valor registrado no período desde 2007, segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE). “Estamos falando de um grande investimento para promover políticas públicas para a população cearense. Temos muito trabalho pela frente e muito para entregar ao nosso povo. Agradeço a todo o time pelo comprometimento”, declarou Elmano.
Equilíbrio fiscal e expectativa de crescimento
Com o crescimento da arrecadação fiscal e um cenário econômico favorável, sustentado pelo aumento no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, o governador também destacou a solidez fiscal do Estado. Durante a reunião, foi discutida a expectativa de o Ceará avançar na classificação de capacidade de pagamento (Capag) do Tesouro Nacional, passando da nota B para a A ainda este ano, reforçando a capacidade do Estado de realizar novos investimentos e honrar seus compromissos financeiros.