O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou nesta terça-feira (8) de uma reunião no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, para avaliar as operações de segurança realizadas durante o 1º turno das Eleições 2024 no estado. Durante o encontro, o governador agradeceu às equipes de segurança pública pelo trabalho desempenhado durante o pleito.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Queria agradecer por todos os serviços prestados, não apenas neste momento de eleição, mas ao longo de toda a sua vida como Policial Militar”, destacou Elmano, dirigindo-se aos coronéis da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que atuaram em diferentes regiões do estado. Ele ressaltou o caráter apartidário do trabalho da PMCE, afirmando que a instituição “serve ao cidadão cearense de forma exemplar.”
Entre 0h e 20h do domingo (6), foram registrados 66 procedimentos relacionados a crimes eleitorais em delegacias da Polícia Civil no Ceará. Entre os crimes identificados estão compra de votos, boca de urna e transporte irregular de eleitores. Ao todo, 48 pessoas foram conduzidas às delegacias.
No total, 1.274 militares reforçaram a segurança nas cidades do interior durante o 1º turno das eleições municipais. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, destacou a preparação e o planejamento das operações. “Foi um grande desafio, mas devidamente estudado. Nenhuma denúncia deixou de ser checada, e todos os protocolos de segurança foram rigorosamente seguidos”, afirmou.
Os procedimentos foram registrados nos municípios de Acaraú, Acopiara, Amontada, Apuiarés, Aracati, Aracoiaba, Baturité, Campos Sales, Canindé, Caridade, Caririaçu, Cedro, Forquilha, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Ibiapina, Icapuí, Icó, Ipaumirim, Itaiçaba, Itarema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, Maranguape, Marco, Meruoca, Milhã, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Nova Olinda, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Pedra Branca, Pentecoste, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Saboeiro, Senador Pompeu, Ubajara e Uruburetama.
O comandante-geral da PMCE, coronel Klenio Savyo, atribuiu o sucesso das operações à integração entre as forças de segurança e demais órgãos envolvidos. “Trabalhamos em rede e de forma coordenada com a SSPDS, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e outras instituições. Essa operação foi planejada ao longo de 60 dias e foi realizada com sucesso no domingo”, declarou o coronel.