O Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) atualizou neste domingo (6) o balanço parcial das ocorrências relacionadas ao primeiro turno das Eleições 2024 no Ceará. Entre meia-noite e 17h, foram registrados 40 procedimentos envolvendo crimes eleitorais, com 32 pessoas conduzidas em diversas regiões do estado. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com o secretário, a atuação integrada das Forças de Segurança estaduais e federais, aliada à cooperação com outros órgãos e empresas que prestam serviços públicos, garantiu que o pleito transcorresse de forma tranquila. “Montamos um gabinete de coordenação operacional para assegurar que o eleitor cearense pudesse exercer seu direito democrático. Apesar das ocorrências, nossa resposta foi imediata e o processo eleitoral ocorreu dentro da normalidade”, afirmou Sá.
As ocorrências registradas envolvem cidades como Acopiara, Baturité, Pedra Branca, Iguatu, Maracanaú, Quixeramobim e outras. O crime mais comum foi a prática de boca de urna, responsável por 22 dos procedimentos registrados. Também foram identificados casos de compra de votos, perturbação do trabalho eleitoral, desacato, violação do sigilo de voto, e propaganda irregular, além de outras infrações eleitorais.
O presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato, destacou a importância da integração entre os órgãos para garantir um processo eleitoral seguro e eficaz. “Realizamos planejamentos e acompanhamos de perto as votações, e tudo ocorreu dentro da normalidade. O balanço é positivo, mostrando que conseguimos realizar um pleito eleitoral digno”, concluiu.