Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Deputados cearenses pró-Bolsonaro começam a ser contemplados com cargos federais

Alguns parlamentares reclamam da demora das nomeações e negam "toma lá, dá cá"

11 de setembro de 2019
Deputados cearenses pró-Bolsonaro começam a ser contemplados com cargos federais

A discussão do fundo eleitoral voltou à tona com a aprovação do aumento dos recursos para a eleição de 2022

PUBLICIDADE

Após quase seis meses de negociação com o Governo Federal, deputados cearenses alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) começam a ser agraciados com cargos federais no Estado. O deputado Vaidon Oliveira (Pros), um dos 11 na bancada cearense que votaram a favor da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, ganhou a nomeação de um apadrinhado no Ministério da Agricultura. Enquanto isso, outros parlamentares disputam indicações em órgãos de status político e financeiro e reclamam da demora nas nomeações.

Como o Diário do Nordeste mostrou, no último mês de julho, uma semana após a primeira votação da reforma da Previdência na Câmara, os 11 parlamentares cearenses que votaram a favor da proposta receberam o aval de auxiliares do presidente Bolsonaro para indicar aliados a órgãos federais no Estado. Na época, a bancada cearense pró-Governo se reuniu e distribuiu entre si cargos em, pelo menos, 17 repartições públicas.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), responsável pela construção de poços no interior, e a Companhia Docas do Ceará, que administra o Porto de Fortaleza, foram os mais cobiçados. O motivo? São órgãos de capilaridade política e financeira, que movimentam vultosas verbas públicas. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que implementa, entre outras ações, sistemas de esgotamento sanitário, foi também disputada.

Lista
Estão ainda na lista de distribuição de cargos no Ceará o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hospital Universitário Walter Cantídio; o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os cargos em algumas dessas repartições foram divididos com mais de um deputado cearense. A diretoria-geral do Dnocs, por exemplo, foi delegada a Genecias Noronha (SD), enquanto a coordenação estadual do mesmo Departamento foi distribuída a AJ Albuquerque (PP). As diretorias da Companhia Docas também foram rateadas entre vários parlamentares.

Coordenador da bancada cearense, o deputado federal Domingos Neto (PSD) entregou a lista com as indicações de cada parlamentar, inclusive a dele, para a superintendência da Funasa no Ceará. Ele não diz o nome que apresentou ao Governo, mas nega o “toma lá, dá cá”.

“Então qualquer composição vai ser ‘toma lá, dá cá’? O Governo, as prefeituras são formados pela base que (os) apoia. Não vejo nada de errado nisso. O Governo Federal procurou as sugestões (de indicações) da bancada, até porque não tinha como compor milhares de cargos no País”, justifica o parlamentar.

Nos bastidores, no entanto, deputados reclamam da demora nas nomeações. Isso porque, de acordo com decreto presidencial, os nomes indicados para cargos devem passar antes por uma avaliação na Controladoria-Geral da União (CGU) e na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Nomeações
Até agora, apenas Vaidon Oliveira emplacou um aliado na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado: Regis Sousa da Silveira. A nomeação está no Diário Oficial da União do último dia 3. Questionado sobre os critérios da indicação, Vaidon diz que o indicado já foi secretário da Prefeitura de Fortaleza e é formado em Administração.

“Não é só assim: ‘indica’. Tem critério de formação, currículo, critérios técnicos. A gente que faz parte do Governo tem que participar da gestão. Os órgãos no Ceará são todos ocupados por pessoas ligadas à gestão passada, não é interessante isso”, defende. Ele indicou um aliado também para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Na semana passada, a Superintendência Estadual do Ibama virou alvo de disputa no PSL do Ceará. O cargo foi distribuído ao deputado federal Heitor Freire, presidente do partido no Estado, que indicou o coronel da reserva da Polícia Militar, Júlio Aquino, para o posto. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, contudo, nomeou o coronel da reserva do Exército, Ricardo Bezerra, desafeto político de Freire no PSL. Um dia depois da nomeação, Bezerra foi exonerado.

O parlamentar nega que a mudança tenha sido influenciada por questões políticas. “Apresentei o currículo de uma pessoa que conhece bem o nosso Estado, é formado em Biomedicina, tem cursos que envolvem a área ambiental. Quem decide os nomes são os ministros”, frisa.

Freire também indicou um nome para a Funai. O ex-deputado estadual Ely Aguiar (PSD), que é jornalista e sociólogo, foi convidado pelo deputado, na semana passada, para ser o coordenador regional do órgão, mas não aceitou.

O deputado Jaziel Pereira (PL) também aguarda a nomeação de aliados em órgãos como o Incra. Ele defende que os indicados têm qualificação técnica. “Essas funções estão nas mãos de pessoas que estariam nos governos anteriores e quem está lá vai decidir coisas que não estão afinadas com o Governo. Os deputados que dão apoio ao Governo Bolsonaro devem indicar”, sustenta. A reportagem solicitou informações sobre as nomeações à Secretaria de Governo, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.

Por Letícia Lima

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço
Política

Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

5 de dezembro de 2025
Detran-CE lança ferramenta virtual para acompanhamento de processos de habilitação
Política

Congresso amplia exigência de exame toxicológico para obtenção da CNH nas categorias A e B

5 de dezembro de 2025
Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas
Política

Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

5 de dezembro de 2025
Lei de Impeachment sobre afastamento de ministros do STF “caducou”, afirma Gilmar Mendes
Política

Lei de Impeachment sobre afastamento de ministros do STF “caducou”, afirma Gilmar Mendes

4 de dezembro de 2025
Próximos
Funcionário de empresa de cerâmica em Iguatu morre ao cair de cabeça em maquinário

Funcionário de empresa de cerâmica em Iguatu morre ao cair de cabeça em maquinário

Gol oferta voos de Fortaleza e Juazeiro do Norte para Londres a partir de 2020

Gol oferta voos de Fortaleza e Juazeiro do Norte para Londres a partir de 2020

Servidores dos Correios no Ceará aderem à greve nacional contra privatização

Servidores dos Correios no Ceará aderem à greve nacional contra privatização

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat