A CPI da Covid realiza nesta sexta-feira mais uma sessão de depoimentos para auxiliar na apuração da responsabilidade do governo sobre o aumento do número de mortes durante a pandemia. Hoje, a comissão deve ouvir os cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch.
Pasternak é microbiologista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). Também é PhD com pós-doutorado em microbiologia na área de genética molecular de bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP). O convite da especialista partiu de requerimentos aprovados que foram apresentados pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), e pelo vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP),
Maierovitch é médico sanitarista, especialista em políticas públicas e gestão governamental e mestre em medicina preventiva e social. Também coordena o Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília. Foi presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2003 a 2008 e diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (entre 2011 e 2016). Seu convite também veio do relator e do vice-presidente da comissão. Assista: