O governador Elmano de Freitas destacou o Ceará como referência nacional em regime de colaboração entre Estado e municípios durante a abertura do Seminário Aprece Novos Gestores 2025, nesta terça-feira (28), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), segue até esta quarta-feira (29) e reúne mais de 3 mil participantes, entre prefeitos, autoridades estaduais e federais.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Em seu discurso, o governador ressaltou que a cooperação entre o Governo do Estado e os municípios tem sido um fator determinante para o sucesso de diversas políticas públicas no Ceará.
“O Estado do Ceará é reconhecido pelo seu forte regime de colaboração. Diversos programas são bem-sucedidos graças a essa parceria, como na educação, onde temos avanços significativos na aprendizagem das crianças, impactando até o Ensino Médio. Na assistência social, o Vale Gás, o Ceará Sem Fome e o Mais Infância são exemplos de políticas realizadas com a intensa participação dos municípios. Na saúde, colaboramos na compra de medicamentos e na capacitação de profissionais da atenção primária”, afirmou Elmano de Freitas.
O seminário tem se consolidado como um espaço essencial para o diálogo entre gestores públicos, setor privado e sociedade civil, promovendo uma governança mais participativa, eficiente e transparente.
Desafios e oportunidades na gestão pública
Na palestra magna do evento, o governador abordou os desafios e possibilidades da administração pública, defendendo uma maior aproximação entre Estado e prefeituras, independentemente de questões partidárias.
“Nós queremos estreitar ainda mais o nosso diálogo com os municípios. Sei que os novos gestores estão comprometidos com as promessas feitas à população. O que pudermos fazer para colaborar e transformar esses compromissos em realidade, vamos fazer”, garantiu.

Crescimento econômico e investimentos
Durante o evento, Elmano apresentou dados que mostram o crescimento socioeconômico do Ceará. Em 2024, o estado gerou 114 mil novos empregos formais e registrou um Produto Interno Bruto (PIB) acima da média nacional, com um crescimento de 6,67% no terceiro trimestre.
O governador destacou ainda projetos prioritários para os 184 municípios cearenses, como a ampliação do programa Ceará Sem Fome, o Entrada Moradia e obras de infraestrutura em parceria com o governo federal.
Educação: meta é 100% de crianças alfabetizadas
No setor da educação, Elmano anunciou um novo esforço conjunto com os municípios para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental.
“Vamos convocar os secretários municipais de educação para um programa que alcance os 15% de alunos que ainda não estão plenamente alfabetizados. Nossa meta para 2030 não é 80%, como a do Brasil, mas sim 100% das crianças lendo e escrevendo no segundo ano”, declarou.
Mais saúde para os cearenses
Na área da saúde, o governador reafirmou o compromisso com a descentralização dos serviços, destacando a entrega do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza, a construção de novos hospitais regionais no interior, a regionalização do tratamento oncológico e o fortalecimento da atenção primária por meio do programa Braços Abertos.
Parceria entre estado e municípios
A vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, também reforçou a importância do trabalho conjunto entre os diferentes níveis de gestão.

“Temos oito políticas coordenadas pela Secretaria da Proteção Social e sabemos que ninguém faz nada sozinho. Políticas de assistência, artesanato, qualificação profissional, garantia dos direitos das crianças e adolescentes e tantas outras só são possíveis quando Estado e municípios trabalham juntos”, afirmou.
Por Aline Dantas