O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), esteve reunido em Brasília com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir estratégias de vacinação contra a Covid-19. Após encontro, o chefe do Executivo Estadual falou em 15 milhões de doses de vacina da Fiocruz, em parceria com o laboratório Astrazeneca e a Universidade de Oxford, ficando prontas até 15 de janeiro para campanha nacional. O imunizante deve ter 100 milhões prontas no Brasil até o fim do primeiro semestre. Em vídeo divulgado pelo governo, ele fala ainda do planejamento da imunização.
Estive reunido há pouco com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar de demandas do Ceará e, principalmente, sobre a vacina da Covid. Tenho lutado para que a vacina chegue ao nosso estado o mais rápido possível (cont) pic.twitter.com/ASGLCnLr9T
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) December 14, 2020
Camilo comenta que ainda nesta semana o governo federal deve anunciar a versão completa do Plano Nacional de Vacinação, que virá com indicações de planejamentos regionais para prefeitos e governadores tocarem a vacina em seus respectivos estados e municípios.
De acordo com Camilo, o Ministério da Saúde firmou compromisso com a vacinação em território nacional, com todas as articulações junto à governadores sendo feitas. O petista disse ainda que a primeira vacina que ficar pronta, seja a da Fiocruz com Astrazeneca/Universidade de Oxford, ou a CoronaVac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, será a prioridade do País, tão logo sendo disponibilizada.
Fonte: O Povo