Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Bolsonaro é vaiado ao visitar o Amapá após 19 dias e 2 apagões: ‘Fizemos todo o possível para restabelecer a energia’

Foi a 1ª agenda dele no estado que enfrenta crise energética desde 3 de novembro. Governo havia anunciado 100% da energia com os geradores termoelétricos neste sábado (21), mas só deve ter eletricidade para todo o estado na quinta (26)

22 de novembro de 2020
Bolsonaro é vaiado ao visitar o Amapá após 19 dias e 2 apagões: ‘Fizemos todo o possível para restabelecer a energia’

(Foto: Gabriel Penha/Fotopress/Estadão Conteúdo)

PUBLICIDADE

Depois de 19 dias de crise e dois apagões, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou o Amapá neste sábado (21), dia em que geradores termoelétricos contratados para contornar as falhas no fornecimento começaram a funcionar parcialmente. Bolsonaro disse que o governo federal fez tudo o que podia para retomar o fornecimento da energia no estado.

O presidente viajou acompanhado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e do senador Davi Alcolumbre.

Eles foram recepcionados pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), e recebidos por uma manifestação. Eles fizeram uma visita à central de energia e depois falaram à imprensa, mas não permitiram perguntas dos jornalistas.

Bolsonaro fez um discurso breve, destacando as ações das Forças Armadas.

“Podemos garantir que a segurança energética vai permanecer nesse estado daqui pra frente. […] Estavam carentes, mas não sem assistência. Desde o começo fizemos todo o possível para restabelecer a energia no estado” – Jair Bolsonaro

Em seu pronunciamento, o ministro Bento Albuquerque destacou a Medida Provisória que vai isentar a população do pagamento de energia elétrica por 30 dias (que ainda não foi assinada), que haverá a distribuição de cesta básica para população carente (que ainda não ocorreu) e que vai apresentar (daqui a 15 dias) um novo plano energético.

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que é senador pelo Amapá, foi o que fez o discurso mais longo na entrevista coletiva, agradecendo as ações do governo federal.

Nenhuma das autoridades citou punição às empresas responsáveis pelo apagão.

Neste sábado foram ligados 20 megawatts dos 45 contratados. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o restante entrará em operação no domingo (22). Até a última atualização desta reportagem, havia bairros das zonas Sul e Norte de Macapá sem energia.

O governo federal havia anunciado que 100% do estado teria energia com os geradores termoelétricos neste sábado, mas agora o discurso foi de que esse é o início do restabelecimento completo. Todo o Amapá só deve ter eletricidade na quinta-feira (26), com a instalação de um novo transformador na principal subestação do estado.

Cronologia da crise
Até este sábado, o Amapá enfrentou dois blecautes totais: um no dia 3, que levou 4 dias para ter o fornecimento retomado mesmo que parcialmente, e outro na última terça-feira (17), que foi ajustado em cerca de 5 horas. Há investigações abertas em órgãos federais e estaduais para explicar as causas.

Nas últimas 3 semanas, o amapaense conviveu com parte do dia sem energia, já que foi estabelecido um sistema de rodízio e racionamento por regiões. Foi necessário manter novos hábitos em casa e no trabalho, até mesmo porque o cronograma nem sempre era cumprido.

Inicialmente, o governo federal deu prazo de 10 dias para solucionar o problema, o que não aconteceu. Em seguida, a distribuidora de energia, chamada Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), prometeu acabar com o rodízio e retomar a distribuição completa em 26 de novembro.

A CEA declarou que, com os geradores termoelétricos, o rodízio será suspenso, mas ainda vão ocorrer interrupções em horários de pico: das 14h às 16h e de 22h até 1h30. O diretor-presidente chegou a pedir paciência, enquanto o problema é resolvido.

Muitos moradores ficaram temerosos com a perda de eletrônicos com os desligamentos e retomadas da luz em horários fora do rodízio. Dormir também foi um privilégio.

A Justiça Federal determinou que a “completa solução” do problema seja providenciada até 25 de novembro pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) — responsável pela Subestação Macapá, ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e que pegou fogo em 3 de novembro.

Os geradores termoelétricos que agora começam a funcionar vão garantir o abastecimento até que mais dois transformadores da principal subestação do estado voltem a funcionar. E, depois, eles ficam de retaguarda, para evitar novos blecautes.

Duas horas de visita presidencial
Bolsonaro chegou ao aeroporto de Macapá pouco depois das 15h, e após as 17h decolou para Brasília. Na rápida visita ao estado, ele fez breves cerimônias para ligar os geradores termoelétricos.

Essa foi a segunda vez que Bolsonaro viajou ao Amapá. Na primeira visita, para a inauguração do aeroporto de Macapá em abril de 2019, ele não saiu das instalações do terminal aeroportuário.

A visita do presidente foi anunciada na quinta-feira (19), em meio a pedidos para afastamento dos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) – que foi negado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.

Fonte: G1

Revista Cariri Recomenda

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026
Política

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

6 de dezembro de 2025
Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço
Política

Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

5 de dezembro de 2025
Detran-CE lança ferramenta virtual para acompanhamento de processos de habilitação
Política

Congresso amplia exigência de exame toxicológico para obtenção da CNH nas categorias A e B

5 de dezembro de 2025
Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas
Política

Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

5 de dezembro de 2025
Próximos
Fiocruz libera 3,6 mil testes de Covid-19 que estavam represados no Ceará

Fiocruz libera 3,6 mil testes de Covid-19 que estavam represados no Ceará

O Cisne e sua sombra – Por J. Flávio Vieira

O Cisne e sua sombra - Por J. Flávio Vieira

Carga de pasta base de cocaína avaliada em R$ 5,4 milhões é apreendida no Ceará

Carga de pasta base de cocaína avaliada em R$ 5,4 milhões é apreendida no Ceará

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat