O ex-presidente Lula (PT) afirmou, em entrevista à Rádio Difusora de Goiás, na manhã desta terça-feira (27), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está “refém” do Centrão. Lula fez a declaração no mesmo dia mesmo dia em que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou o convite de Bolsonaro para assumir o ministério da Casa Civil.
“Bolsonaro dizia que ‘vamos acabar com a velha política’. Qual é a nova política do Bolsonaro? Ficar refém do Centrão”, disse Lula.
Na última quinta-feira (22), Bolsonaro afirmou que integrava o bloco político durante anúncio da reforma ministerial prevista para acontecer nesta semana. Ciro Nogueira, que esteve na base de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) participou de reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto nesta 3ª feira para oficializar a nomeação.
Vice
Lula afirmou ainda que, caso se candidate nas próximas eleições, vai procurar um vice como José Alencar, que foi seu vice nos dois mandatos. “Se eu for candidato, eu vou procurar uma pessoa que eu gosto, que a sociedade confie, e que eu durma tranquilo sabendo que ele tá lutando pelo país”, declarou o ex-presidente.
Pesquisa PoderData divulgada em 7 de julho mostrou que Lula abriu sua maior vantagem frente a Bolsonaro em uma possível disputa nas eleições de 2022. O petista concentra agora 43% das intenções de voto, contra 29% do atual presidente.
Rainha da Inglaterra
O ex-presidente comparou Bolsonaro a rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra, ao afirmar que o Brasil está “desgovernado”. “O presidente não fala uma palavra como governador. Quem está governando o Brasil é o Guedes e o presidente da Câmara (Arthur Lira). O presidente (Bolsonaro) hoje é uma rainha da Inglaterra”, disse.
Fonte: Poder360