O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (25) que o apagão que durou mais de duas semanas no Amapá “não tem nada a ver com o governo federal” e que “não era competência ou atribuição nossa” resolver essa questão.
“O que foi feito no Amapá, um problema sério que tivemos no dia 3 de novembro, a questão da energia elétrica, não tem nada a ver com o governo federal”, afirmou Bolsonaro, em encontro com investidores em São Paulo, divulgado em vídeo. “Mas, como nós somos aqui um governo de 210 milhões de brasileiros, nós fomos para lá. E em menos de duas semanas o assunto foi resolvido.”
Bolsonaro ainda elogiou o Ministério de Minas e Energia pelo “voluntarismo” como tratou “essa questão”. “Não era competência ou atribuição nossa”, reafirmou o presidente. “Nós nos orgulhamos do Ministério das Minas e Energia também pelo seu voluntarismo, pela forma como tratou essa questão.”
O apagão no Amapá durou 22 dias e ocorreu depois do colapso da subestação de Macapá, afetada por uma explosão, seguida de incêndio, em um dos transformadores na noite do dia 3 de novembro. O Valor apurou que o governo e órgãos do setor tentam aprofundar a análise sobre as panes nos equipamentos, apontar os responsáveis e evitar que novas falhas no sistema atinjam o Estado que é exportador de eletricidade: o Amapá consome apenas um quarto da capacidade instalada das usinas no seu território.
Fonte: Valor