Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Bolsonaro desaba em popularidade digital após nota retórica sobre o 7 de Setembro

Índice de Popularidade Digital, da Quaest, mostra que expectativa e mobilização dos bolsonaristas se transformou em frustração

14 de setembro de 2021
“Cadeia é pouco”: oposição reage após Bolsonaro exaltar suspensão de vacina contra Covid-19
PUBLICIDADE

Logo após os atos do 7 de Setembro que mobilizaram sua base em demonstração de apoio, ​o presidente Jair Bolsonaro teve um tombo de popularidade nas redes sociais ao divulgar uma carta em que volta atrás nos ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal) e nas ameaças golpistas.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

O IPD (Índice de Popularidade Digital) de Bolsonaro, medido pela consultoria Quaest, mostra que as manifestações do Dia da Independência fizeram Bolsonaro chegar ao seu segundo melhor patamar desde o início do ano, com 81,8 pontos.

Marcas maiores, em torno de 83 de pontos, foram vistas apenas no início de janeiro e no começo de maio, na esteira da motociata do presidente em Brasília.

Já no dia 8, o índice cai para 62,4 e vai diminuindo ainda mais para 53,7 na quinta (9), dia da divulgação da carta, e 37,1 na sexta (10) —a pior marca de Bolsonaro em 2021.

Sua popularidade digital chegou a variar em torno de 37 pontos somente no início de julho, quando a CPI da Covid avançou sobre suspeitas de corrupção na compra de vacinas.

“Os atos do dia 7 trazem uma criação de expectativa. Bolsonaro foi capaz de fazer algo que quase ninguém hoje consegue, que é gerar expectativa. O processo de mobilização coordenada para os atos foi todo positivo para o presidente. O problema é que depois a euforia se transformou em frustração”, resume Felipe Nunes, cientista político, professor da UFMG e diretor da Quaest.

Como mostrou a Folha, a nota retórica de Bolsonaro deixou atordoada e silenciosa, em um primeiro momento, a base de apoiadores do presidente, que se decepcionou com a sinalização de moderação patrocinada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).

Após os atos em que Bolsonaro ameaçou a democracia, boa parte do mundo político, sobretudo a oposição, além do presidente do STF, Luiz Fux, condenou uma tentativa de ruptura institucional, o que elevou a pressão crítica sobre o presidente.

Algo que a nota não conseguiu reverter —dado o descrédito na suposta moderação do presidente.

Por outro lado, os bolsonaristas, desmobilizados e desiludidos com a carta, não defenderam o mandatário nas redes, o que fez desabar seu IPD. “Foram movimentos que desagradaram a oposição e a base”, resume Nunes.

A métrica do IPD avalia o desempenho de personalidades da política nacional nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google. A performance é medida em uma escala de 0 a 100, em que o maior valor representa o máximo de popularidade.

São monitoradas seis dimensões nas redes: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, YouTube e Wikipedia).

​Os dados do IPD mostram que a mobilização e o trabalho político de Bolsonaro para o Dia da Independência foram perdidos nos três dias seguintes. O início da queda, no dia 8, foi influenciado pelo pedido de Bolsonaro para que caminhoneiros que o apoiam desbloqueassem as estradas.

Segundo a consultoria, os 40 dias que antecederam os atos tiveram mais de 3 milhões de postagens com esse tema. Assim como nas ruas, também nas redes o 7 de Setembro funcionou como uma demonstração de força de Bolsonaro.

“A base do presidente vinha muito engajada, mas essa euforia enorme, quando se transforma em ‘arregou’, deixa a base sem argumento”, afirma o professor.

Horas após a carta, no entanto, explicações começaram a aparecer de forma sistemática nos grupos virtuais bolsonaristas. As teses variavam entre a nota fazer parte de uma estratégia de Bolsonaro ou de um suposto acordo com o STF. ​

Nunes afirma que Bolsonaro tem condições de recuperar seu IPD. Ele é, entre os presidenciáveis e líderes políticos, quem tem maior IPD médio desde janeiro de 2019.

“A base fiel de Bolsonaro é muito organizada, engajada e mobilizada. Acredito que essa frustração pode ser canalizada em prol do projeto maior, que é a manutenção do bolsonarismo no poder. Isso tende a arrefecer essa angústia deles e pavimentar um caminho de recuperação”, diz o diretor da Quaest.

Com a queda, Bolsonaro se aproximou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ranking do IPD, mas isso não significa que o petista tenha ocupado o vácuo de popularidade do presidente nas redes.

Em agosto, com a viagem ao Nordeste, Lula teve alta em sua popularidade digital. O ex-presidente também teve alta no dia 6, com seu pronunciamento sobre o Dia da Independência, atingindo 59 pontos. Depois disso, porém, terminou a semana com índice de 44,6.

A análise do IPD aponta ainda para a série de dilemas que envolve o governo Bolsonaro de forma geral. Isso porque, segundo Nunes, está claro que “a base bolsonarista, de fato, se mobiliza mais conforme mais radicalizado é o discurso do presidente”.

Com isso, Bolsonaro se torna “refém” dos seus apoiadores. Do ponto de vista eleitoral, o paradoxo é o de que “o processo de radicalização parece garantir a ida de Bolsonaro para o segundo turno, mas impede que se conecte com o eleitor mediano”, afirma Nunes.

Já em relação à manutenção do cargo de presidente, em meio à ameaça de impeachment diante do discurso de ruptura institucional, o impasse é, ainda de acordo com o cientista político, entre “radicalizar para manter as chances eleitorais e se moderar para cumprir as exigências do mundo político”.

“Bolsonaro está na corda bamba entre agradar a base e respeitar as instituições, o que gera uma criação necessária de instabilidade”, diz Nunes. Aqui há outra contradição, uma vez que a instabilidade atrapalha o crescimento econômico, algo que também impulsionaria Bolsonaro na eleição de 2022.

Fonte: Folhapress

Revista Cariri Recomenda

PGR denuncia Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Política

Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

16 de dezembro de 2025
Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA
Política

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA

16 de dezembro de 2025
Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde
Política

Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde

15 de dezembro de 2025
Justiça condena Bolsonaro e União a pagar R$ 1 milhão por falas racistas
Política

Defesa afirma que exame confirma duas hérnias inguinais em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia ao STF

15 de dezembro de 2025
Próximos
Após mais de um ano e meio, romeiros vão a Juazeiro do Norte festejar Nossa Senhora das Dores

Após mais de um ano e meio, romeiros vão a Juazeiro do Norte festejar Nossa Senhora das Dores

Desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil é tema da redação do Enem Digital

Enem 2021: Inep divulga datas do exame para participantes isentos em 2020 que faltaram às provas

Covid-19: prefeituras no Ceará atrasam salários de profissionais da Saúde

Estudo no "The Lancet" não recomenda dose de reforço contra Covid-19

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará

  • Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA

  • Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

  • Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat