Os exames de rotina do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77, apontaram apenas um quadro de inflamação em sua garganta decorrente do esforço da voz durante a campanha ao Planalto entre agosto e outubro. Outro exame, específico para o monitoramento de tumores, descartou a existência de tumor na laringe do presidente —o presidente se curou de um câncer no órgão em 2011.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Boletim médico divulgado no final da tarde disse que os exames “seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”.
A orientação médica foi manter “vida normal”, sem prescrição de medicamentos.
O presidente eleito esteve hoje no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para fazer um check-up antes de viajar para o Egito nesta segunda-feira (14), onde participa da COP27. A 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas é um encontro mundial de lideranças para discutir as mudanças climáticas.
Lula foi acompanhado pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito.
Fake news sobre a saúde do petista
Lula voltou a ser alvo de mentiras sobre estar com câncer novamente. Um grupo de advogados próximo a Lula encaminhou uma representação ao Cremesp (Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo) pedindo a investigação de um médico acusado de espalhar mentiras a saúde do presidente eleito.
Quais exames foram realizados?
Durante o dia, Lula realizou exames de sangue, ecocardiograma e tomografias (coração e pulmão) —todos considerados normais pelos médicos.
Só o exame de nasofibroscopia, que investiga do nariz até a laringe, apontou irritações na garganta. “Alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal”, disse o boletim médico.
Na laringe do presidente, foram encontradas manchas brancas, chamadas leucoplasias, que não apresentam sinais de câncer e podem ser removidas por cauterização.
Os médicos também estimularam que o presidente eleito continue com exercícios de fonoaudiologia.
Quais são os próximos compromissos de Lula?
Lula foi convidado para a COP27 por autoridades do Egito. No convite, o presidente do Egito, Abdel Fattah El Sisi, o parabenizou pela vitória e diz que quer cooperar com o novo chefe de Estado brasileiro.
Fonte: UOL










