Nesta sexta-feira (27), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhado de autoridades da Segurança Pública, inaugurou a nova Delegacia da Polícia Civil de Barbalha, no sul do estado. A unidade, que antes funcionava em um prédio alugado, agora conta com estrutura própria, fruto de um investimento de R$ 2,6 milhões, financiados pelo Tesouro Estadual. A delegacia é uma das 12 unidades anunciadas no Programa Ceará Contra o Crime.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante a cerimônia de inauguração, o governador destacou o fortalecimento das forças de segurança no estado e o compromisso de combater o crime organizado. “Aumentamos de 135 para mais de 700 agentes na área de inteligência, reforçando a Polícia Civil e a Polícia Militar. Queremos chegar a 6.700 agentes das Forças de Segurança, com 1.500 viaturas — já entregamos 425 — e mais de 50 mil equipamentos de proteção e armamentos”, afirmou Elmano de Freitas, assegurando que o estado não recuará no enfrentamento ao crime.
Operação Integração Saturação Total
Ainda nesta sexta-feira, teve início a mais uma fase da Operação Integração Saturação Total em todo o Ceará. Na região do Cariri, as equipes saíram diretamente da nova delegacia de Barbalha para o patrulhamento. Ao todo, 679 agentes participam da ação, sendo 520 policiais militares, 133 policiais civis e 26 policiais penais, apoiados por 169 viaturas e 111 motocicletas.
A operação, fruto de uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar do Ceará, em coordenação com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), tem o objetivo é intensificar o patrulhamento, apurar ocorrências e reforçar a segurança da população.
A Polícia Militar (PMCE) mobilizou equipes especializadas, como o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), e a Força Tática. Já a Polícia Civil (PCCE) conta com o apoio de divisões como o Departamento Técnico Operacional (DTO) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).