O empresário Elon Musk, dono da rede social X, fez uma ameaça direta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta segunda-feira (2), em uma postagem no próprio X. Em resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de bloquear a plataforma no Brasil, Musk afirmou que irá apreender ativos do governo brasileiro.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“A não ser que o governo brasileiro devolva propriedade ilegais apreendidas do X e do SpaceX, nós vamos buscar reciprocidade na apreensão de ativos do governo também. Espero que Lula goste de voos comerciais”, escreveu Musk.
O tuíte foi feito como comentário a uma publicação sobre a apreensão do avião do ditador venezuelano Nicolás Maduro, sugerindo que Musk poderia alegar em alguma corte americana que seus ativos foram confiscados pelo STF e, em contrapartida, pediria a apreensão de bens do governo brasileiro.
A mensagem de Musk, ainda que vaga, foi rapidamente interpretada como uma tentativa de associar a decisão judicial brasileira, tomada pela Suprema Corte, ao governo federal, que não tem relação legal com a decisão do STF.
O print da publicação já chegou ao Palácio do Planalto, ao Itamaraty e a ministros do STF. A reação inicial é de que se trata de mais uma provocação de Musk, que busca confundir uma decisão do Judiciário brasileiro com ações do Executivo, na tentativa de criar um confronto público entre as instituições.
Por Nicolas Uchoa