Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Guarda Revolucionária do Irã afirma que realizou ataques contra forças americanas em base no Iraque

Mísseis atingiram instalação, mas não mataram soldados dos EUA; chanceler iraniano diz não querer escalada e Trump afirma: 'Até agora, tudo bem'

8 de janeiro de 2020
Guarda Revolucionária do Irã afirma que realizou ataques contra forças americanas em base no Iraque

Imagem que mostra um dos mísseis lançados pela Guarda Revolucionária do Irã contra a base de Ayn al-Asad, usada pelas forças americanas no Iraque (Foto: AFP Photo/Islamic Republic of Iran Broadcasting)

PUBLICIDADE

A base iraquiana de Ayn al-Asad, que abriga militares americanos no Oeste do Iraque, foi alvo de uma série de ataques aéreos reivindicados pela Guarda Revolucionária do Irã na noite desta terça-feira. Segundo o Pentágono, “dezenas” de projéteis atingiram o local, que abriga um considerável contingente militar dos EUA — a rede de TV CNN diz que 10 foguetes caíram na base. As informações iniciais do Pentágono dão conta de que não há vítimas entre os americanos, mas pode haver mortos entre os militares iraquianos que estavam nas bases.

Nesta quarta-feira, o exército iraquiano informou que o Irã disparou 22 mísseis em duas bases militares usadas pelas tropas americanas.

“Não há vítima nas fileiras das forças iraquianas”, divulgou o comunicado sete horas após o ataque iraniano em retaliação pelo assassinato do general iraniano Qasem Soleimani.

Instalações em Irbil, no Curdistão iraquiano, também teriam sido atingidas. Em entrevista à rede de TV ABC, um funcionário do governo regional afirmou que dois mísseis aparentemente destinados ao aeroporto internacional foram abatidos pelos sistemas de defesa aérea e um terceiro não explodiu ao atingir o chão.

“Se os Estados Unidos responderem a esse ataque, haverá outros maiores. Isso não é uma ameaça, é um aviso”, disse um comunicado da Guarda Revolucionária lido na TV do Irã.

Já o chanceler do Irã, Javad Zarif, optou por um tom mais baixo: “O Irã tomou e concluiu medidas proporcionais de autodefesa, baseado no Artigo 51 da Carta da ONU, atacando a base a partir da qual o covarde ataque armado contra nossos cidadãos e altas autoridades foi lançado. Não buscamos uma escalada de guerra, mas iremos nos defender contra qualquer agressão”, escreveu no Twitter, referindo-se ao assassinato, em 3 de janeiro, do general Qassem Soleimani, atingido por um míssil americano quando deixava o aeroporto de Bagdá.

O presidente americano, Donald Trump, se reuniu com sua equipe de segurança nacional, incluindo os secretários de Defesa, Mark Esper, e de Estado, Mike Pompeo. Ele chegou a cogitar fazer um pronunciamento, mas cancelou e adiou para esta quarta-feira. Depois, no Twitter, informou que “até agora, tudo bem”, confirmando indiretamente que não há mortos americanos.

Em suas primeiras declarações, o Pentágono declarou que “está claro” que os mísseis foram lançados do Irã e que tomaria “todas as medidas necessárias para proteger e defender os americanos, parceiros e aliados na região”. O comunicado ainda afirmou que as instalações estavam em “alerta máximo”, uma vez que os militares receberam indicações de que poderia haver um ataque. A instalação de Campo Taji, a cerca de 30 km de Bagdá, também teria sido alvo de foguetes de curto alcance, provavelmente lançados por milícias pró-Irã.

A agências de notícias iraniana Mehr disse que “o objetivo central do ataque era a base de Ayn al-Asad”. Pouco depois dos primeiros relatos sobre o ataque, surgiram vídeos de mísseis terra-terra cruzando os céus do Irã — em comunicado, a Guarda Revolucionária disse que foram lançados “dezenas” de mísseis. Segundo a agência Fars, próxima à Guarda, eram mísseis Fateh-313, que podem atingir alvos a até 500 km de distância. A organização ainda fez um alerta, dizendo que “se ataques forem lançados de bases em seus países contra o Irã, eles serão alvo de uma retaliação militar”.

Esse trecho é visto como uma ameaça aos países do Golfo que abrigam bases americanas e podem servir como pontos de partida para uma eventual resposta militar. No texto, a Guarda Revolucionária diz considerar “EUA e Israel como uma só força”, e defende a saída imediata das forças americanas do Oriente Médio.

O governo iraniano diz que a operação recebeu o nome de “Operação Mártir Soleimani”, sendo iniciada exatamente no horário em que o ex-chefe das Forças Quds foi morto, 1h20 pelo horário local, 19h20 pelo horário de Brasília. Canais em redes sociais ligados ao grupo libanês Hezbollah, aliado de Teerã, publicaram mensagens dizendo que “a vingança começou”. Segundo a agência iraniana Tasnim, existe a possibilidade de o grupo realizar ataques contra Israel caso os EUA lancem uma ação militar contra o Irã.

Fonte: O Globo (Com agências internacionais)

Revista Cariri Recomenda

Moraes assume comando do TSE, defende urnas eletrônicas e é aplaudido de pé
Mundo

Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

5 de dezembro de 2025
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Mundo

‘Grande honra estar com o presidente do Brasil’, diz Trump após encontro com Lula

26 de outubro de 2025
Trump confirma tarifa de 15% sobre exportações a partir de 1º de agosto
Mundo

Trump confirma encontro com Lula na Malásia, mas condiciona redução de tarifas às “circunstâncias corretas”

25 de outubro de 2025
Trump diz ter “química excelente” com Lula em discurso na ONU e anuncia novo encontro
Mundo

Trump diz ter “química excelente” com Lula em discurso na ONU e anuncia novo encontro

23 de setembro de 2025
Próximos
Chuva causa transtornos em cidades do Interior; Morada Nova registra 75 mm

Chuva causa transtornos em cidades do Interior; Morada Nova registra 75 mm

Lula diz que Brasil é construtor de paz e não deve “se meter” em EUA x Irã

Lula diz que Brasil é construtor de paz e não deve "se meter" em EUA x Irã

WhatsApp vai parar de funcionar em 2020?

WhatsApp vai parar de funcionar em 2020?

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat