As escolas de ensino fundamental e médio da China proibiram o uso de telefones celulares nas salas de aula como parte de esforços mais amplos para proteger os alunos do vício em internet e videogames.
Os alunos do ensino fundamental e médio não devem levar celulares para as salas de aula, de acordo com uma circular do Ministério da Educação sobre telefones no campus.
Se os estudantes tiverem a necessidade de ter um celular na escola, um pedido especial deve ser submetido às autoridades escolares, junto com o consentimento por escrito de seus responsáveis, explica a pasta.
Se o pedido for aprovado, os alunos devem entregar seus aparelhos às autoridades escolares na chegada. Os telefones serão guardados juntos e não serão permitidos de nenhuma forma nas salas de aula, de acordo com a circular.
Outras medidas serão postas em prática pelas escolas para melhor atender às necessidades dos alunos em contatar seus pais por telefone enquanto estiverem no campus.
Desde os dez anos de idade, as crianças chinesas utilizam seus celulares com a mesma frequência que os adultos. Esse dado, fruto de pesquisa realizada cinco anos atrás, levou o Ministério da Educação da China a proibir, recentemente, os alunos de levar smartphones para a escola. O objetivo, segundo a Pasta, é garantir que eles se concentrem nos estudos.
A medida visa promover “uma educação saudável” e segue proibições já introduzidas por algumas escolas e autoridades educacionais locais. O movimento em relação às regras mais rígidas também já é percebido nas redes sociais.
De acordo com matéria do The Sunday Times, Pequim aumentou o controle sobre as mídias, com empresas de internet lançando uma campanha publicitária para lembrar o público de não relatar ou comentar sobre notícias sobre política, economia ou assuntos militares.
Ao anunciar a proibição de telefones nas escolas, o ministério da educação disse que pretende proteger a visão dos alunos, permitindo que eles se concentrem nas tarefas escolares e evitem o vício em jogos online e internet.
Segundo a regra, nenhum aluno do ensino fundamental e médio está autorizado a usar o celular nas dependências das escolas.