Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Às vésperas de eleição, Trump dificulta entrada do aço brasileiro

Para justificar sua decisão, presidente americano alegou uma contração do produto no mercado americano

29 de agosto de 2020
Às vésperas de eleição, Trump dificulta entrada do aço brasileiro

Donald Trump e Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR via BBC)

PUBLICIDADE

O governo de Donald Trump anuncia novas barreiras aos produtos siderúrgicos do Brasil, em mais um episódio que revela os limites da relação supostamente privilegiada que o Planalto acredita manter com a Casa Branca. A decisão é tomada às vésperas da eleição presidencial nos EUA, num setor crítico para o apoio de Republicanos.

Já o governo brasileiro evitou criticar a decisão, numa reação interpretada até mesmo dentro do Itamaraty como um sinal do apoio de Bolsonaro na reeleição do aliado em Washington.

Na sexta-feira, o presidente americano reduziu as cotas para as importações de certos produtos siderúrgicos do Brasil, reabrindo um patamar estabelecido em 2018 entre os dois países.

Para justificar sua decisão, Trump alegou que uma contração no mercado americano de aço. “As importações da maioria dos países diminuíram este ano de forma proporcional a esta contração, enquanto as importações do Brasil diminuíram apenas ligeiramente”, escreveu Trump, em sua nova decisão.

De acordo com ele, seu secretário de comércio o informou de “mudanças significativas no mercado siderúrgico dos Estados Unidos desde o momento que decidi excluir, a longo prazo, o Brasil da tarifa proclamada na Proclamação 9705, conforme emenda”. Ele se referia a uma decisão anterior de não subir tarifas aduaneiras contra os produtos brasileiros.

“O mercado siderúrgico dos Estados Unidos contraiu-se em 2020. Depois de aumentar em 2018 e 2019, os embarques de aço pelos produtores nacionais até junho deste ano são aproximadamente 15% inferiores aos embarques do mesmo período em 2019, com embarques em abril e maio deste ano mais de 30% inferiores aos embarques dos mesmos meses em 2019”, disse Trump.

“O Secretário me informou ainda que a taxa de utilização da capacidade ajustada dos produtores domésticos até 15 de agosto de 2020 está abaixo de 70% e que a taxa atual está próxima ou abaixo de 60% desde a segunda semana de abril”, explicou. “O Brasil é também a segunda maior fonte de importação de aço para os Estados Unidos e a maior fonte de importação de produtos de aço semi-acabados. Além disso, as importações da maioria dos países diminuíram este ano de forma proporcional a esta contração, enquanto as importações do Brasil diminuíram apenas ligeiramente”, destacou.

Havia uma ameaça de que os produtos brasileiros tivessem uma sobretaxa de 25%, o que conseguiu ser evitado depois de um período de negociações. Ainda assim, a redução da cota é um sinal negativo para as exportações brasileiras.

“Os Estados Unidos e o Brasil realizarão novas consultas em dezembro de 2020 para discutir o estado do comércio de aço entre os dois países à luz das condições de mercado então prevalecentes”, indicou.

Desde que assumiu, o presidente Jair Bolsonaro passou a manter Washington como a prioridade em sua política externa. O governo brasileiro deu acesso ao trigo americano, abandonou o status de país em desenvolvimento, cedeu em questões estratégicas e modificou votos históricos do país na ONU para se alinhar com o voto americano.

A expectativa era de que, com isso, haveria uma retribuição do governo americano em diversas áreas, inclusive no setor comercial.

Brasil não critica decisão e nem ameaça levar caso à OMC
O Itamaraty, numa nota divulgada na noite deste sábado, manteve a esperança de que um acordo será encontrado com a Casa Branca e evitou tecer qualquer tipo de crítica à decisão que gera perdas de receitas aos exportadores. O governo brasileiro, às vésperas da eleição de seu aliado em Washington, ainda sinalizou que espera uma recuperação do setor siderúrgico americano.

“O governo dos EUA anunciou a redução da quota para as exportações de aço semi-acabado do Brasil”, afirma o governo. “A medida mantém a isenção de tarifas sobre o comércio bilateral do produto intra-quota, a exemplo do que ocorreu em 2019 como resultado de contato entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump”, apontou.

“O governo brasileiro mantém a firme expectativa de que a recuperação do setor siderúrgico dos EUA, o diálogo franco e construtivo na matéria, a ser retomado em dezembro próximo, e a excepcional qualidade das relações bilaterais permitirão o pleno restabelecimento e mesmo a elevação dos níveis de comércio de aço semi-acabado”, disse o Itamaraty.

“Essa perspectiva coaduna-se com os atuais esforços conjuntos de integração ainda maior das economias dos dois países”, completou.

Por Jamil Chade

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

Moraes assume comando do TSE, defende urnas eletrônicas e é aplaudido de pé
Mundo

Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

5 de dezembro de 2025
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Mundo

‘Grande honra estar com o presidente do Brasil’, diz Trump após encontro com Lula

26 de outubro de 2025
Trump confirma tarifa de 15% sobre exportações a partir de 1º de agosto
Mundo

Trump confirma encontro com Lula na Malásia, mas condiciona redução de tarifas às “circunstâncias corretas”

25 de outubro de 2025
Trump diz ter “química excelente” com Lula em discurso na ONU e anuncia novo encontro
Mundo

Trump diz ter “química excelente” com Lula em discurso na ONU e anuncia novo encontro

23 de setembro de 2025
Próximos
Atividades extracurriculares, transporte escolar e aulas práticas no ensino superior são liberados

Atividades extracurriculares, transporte escolar e aulas práticas no ensino superior são liberados

Bolsonaro monta roteiro para entregar obras de Lula e Dilma

Bolsonaro monta roteiro para entregar obras de Lula e Dilma

Câncer de cólon: entenda a doença que causou a morte do ator Chadwick Boseman

Câncer de cólon: entenda a doença que causou a morte do ator Chadwick Boseman

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat