Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Apuração oficial na Bolívia confirma vitória de Luis Arce com 55,1% dos votos

Candidato do ex-presidente Evo Morales ganha em primeiro turno com uma vantagem superior a 26 pontos sobre o principal adversário, Carlos Mesa

23 de outubro de 2020
Apuração oficial na Bolívia confirma vitória de Luis Arce com 55,1% dos votos

Seguidores do MAS comemoram a vitória de Luis Arce na cidade de El Alto, em 19 de outubro (Foto: Ronaldo Schemidt/AFP)

PUBLICIDADE

Após longos quatro dias de apuração, o Tribunal Eleitoral da Bolívia apresentou os resultados definitivos das eleições de domingo passado. Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), obteve uma vitória inclusive maior do que a prognosticada pelas apurações rápidas. Com 55,1% dos votos, ficou 26,3 pontos à frente do seu adversário mais próximo, Carlos Mesa, que teve 28,8%. O direitista Luis Fernando Camacho triunfou em Santa Cruz, a região mais rica e a segunda mais densamente povoada do país, o que lhe permitiu reunir 14% da votação nacional.

Arce já era tratado como presidente eleito vários dias antes do anúncio do resultado oficial, pois a maior parte dos políticos bolivianos —com a chamativa exceção de Camacho— reconheceu sua vitória já na segunda-feira. O tribunal foi criticado pela demora na apuração e por ter sido incapaz, pouco antes da votação, de lançar o sistema de apuração rápida que havia prometido. O sistema anterior tinha sido desmantelado logo depois da anulação das eleições de 2019 por suposta fraude.

Com estas cifras, o MAS obtém a maioria absoluta em ambas as câmaras da Assembleia Legislativa Plurinacional, mas não os dois terços que teve entre 2009 e 2019. Isto não limitará sua capacidade de atuação, por exemplo, na hora de aprovar o novo imposto sobre grandes fortunas com o qual Arce quer financiar uma parte de seu plano de recuperação após a crise econômica causada pela pandemia. Contar com dois terços de votos só é necessário para nomear algumas autoridades do Estado sem a participação de outras forças políticas. Entretanto, os presidentes da maior parte dos governos democráticos bolivianos preferiu designar essas autoridades de forma interina, para que eles mesmos pudessem nomeá-las.

No Senado, que é eleito por território e população, Arce terá 21 representantes, Mesa terá 11, e Camacho contará com 4. Arce ganhou em 6 dos 9 departamentos (regiões) da Bolívia; Mesa em 2, e Camacho em 1. Na Câmara de Deputados, com um total de 130 assentos, 73 formarão a bancada do MAS, 41 parlamentares serão aliados de Mesa, e 16 de Camacho.

Arce obteve uma votação sete pontos percentuais superior à dada em 2019 a Morales, o histórico líder do MAS, embora inferior a outros resultados prévios do ex-presidente. As comparações sobre as distâncias e semelhanças envolvendo os dois políticos e as especulações sobre o relacionamento que manterão nos próximos cinco anos inundam a imprensa local. Enquanto isso, o presidente eleito prepara seu Gabinete em meio a múltiplas pressões por cargos por parte das organizações sindicais integradas ao MAS.

Ninguém na Bolívia previu um resultado tão contundente, que causou perplexidade entre os que se opõem mais fervorosamente ao MAS. Após um ano em que a esquerda foi alvo de perseguições judiciais, denúncias midiáticas e desprezo social dos setores mais altos da população e dos políticos de outras correntes, supunha-se que ela estava debilitada e não era majoritária. Aparentemente, e de acordo com algumas análises publicadas na imprensa, esta mesma situação de adversidade potencializou seu compromisso, unificou suas fileiras e lhe permitiu voltar a dominar o cenário.

Nos últimos dias houve protestos espontâneos nas cidades de Santa Cruz e Cochabamba para pedir a anulação da votação e repudiar as autoridades eleitorais. Centenas de manifestantes se reuniram perto dos centros de apuração para criticar o fato de o MAS ter sido autorizado a disputar eleições. Argumentavam que o partido esquerdista deveria ter sido eliminado pela fraude que supostamente organizou em 2019.

Os participantes desses protestos são extremistas de direita que defendem diversas teorias conspiratórias. Somente Camacho e o Comitê Cívico Pró-Santa Cruz não os desautorizou. O comitê, que tem muita influência nesta região fronteiriça com o Brasil, baluarte da oposição ao MAS, exigiu que o Tribunal Eleitoral prove que as eleições foram limpas. Outras personalidades da centro-direita e da direita, por sua vez, pediram a Camacho e seus seguidores que “reconheçam a derrota” e se mantenham no âmbito democrático. Todos os organismos internacionais que enviaram missões de observação eleitoral à Bolívia emitiram uma mensagem de respaldo ao trabalho das autoridades eleitorais.

Fonte: El País Brasil

Revista Cariri Recomenda

Moraes assume comando do TSE, defende urnas eletrônicas e é aplaudido de pé
Mundo

Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

5 de dezembro de 2025
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Mundo

‘Grande honra estar com o presidente do Brasil’, diz Trump após encontro com Lula

26 de outubro de 2025
Trump confirma tarifa de 15% sobre exportações a partir de 1º de agosto
Mundo

Trump confirma encontro com Lula na Malásia, mas condiciona redução de tarifas às “circunstâncias corretas”

25 de outubro de 2025
Trump diz ter “química excelente” com Lula em discurso na ONU e anuncia novo encontro
Mundo

Trump diz ter “química excelente” com Lula em discurso na ONU e anuncia novo encontro

23 de setembro de 2025
Próximos
Brigadistas do Ceará no Pantanal aguardam dinheiro de combustível para retornar ao Estado

Brigadistas do Ceará no Pantanal aguardam dinheiro de combustível para retornar ao Estado

Ceará se aproxima de 270 mil casos de Covid-19 e tem 9.245 óbitos pela doença

Ceará se aproxima de 270 mil casos de Covid-19 e tem 9.245 óbitos pela doença

Camilo proíbe realização de eventos fechados em todo o Ceará; novo lockdown é desmentido

Camilo proíbe realização de eventos fechados em todo o Ceará; novo lockdown é desmentido

Mais Lidas

  • Cresce o número de idosos que vivem sozinhos no Ceará e já representam 41% dos lares unipessoais

    Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat