Mais de 2 mil hectares de áreas desmatadas irregularmente na Chapada do Araripe foram embargados durante a Operação Guardiões da Chapada do Araripe, realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ação ocorreu entre os dias 12 e 30 de abril e teve como foco conter o avanço do desmatamento na Caatinga, especialmente na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, localizada na divisa entre Ceará, Pernambuco e Piauí.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com dados do MapBiomas, entre 2022 e 2025, a APA da Chapada do Araripe registrou mais de 1.500 alertas de desmatamento, resultando na supressão de mais de 12 mil hectares de vegetação nativa. Apenas em 2023, foram identificados 5.900 hectares desmatados ilegalmente.
Como resultado da operação, o ICMBio lavrou 130 autos de infração e termos de embargo, com aplicação de multas que somam mais de R$ 6,5 milhões. As ações tiveram como alvo áreas utilizadas de forma irregular, principalmente para expansão do agronegócio e da pecuária, apontados como as principais pressões ambientais na região.
Para intensificar o controle, os agentes ambientais utilizaram metodologias remotas de monitoramento, já aplicadas em unidades de conservação da Amazônia. O trabalho incluiu o cruzamento de informações de plataformas como MapBiomas e Brasil Mais, além do uso de imagens de satélite, dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR/MMA) e do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF/Incra).
💧 Importância estratégica da Chapada do Araripe
Conhecida como a “caixa d’água do Sertão”, a APA da Chapada do Araripe é uma das mais importantes unidades de conservação da Caatinga, abrigando nascentes responsáveis pelo abastecimento de diversas bacias hidrográficas da região. Apesar de seu papel ambiental fundamental, a área tem sofrido com a perda acelerada da vegetação nativa, o que compromete a biodiversidade e a segurança hídrica do semiárido.
Criada pelo Decreto s/nº de 4 de agosto de 1997, a APA da Chapada do Araripe é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O ICMBio informou que novas ações de fiscalização devem ser mantidas para frear o avanço do desmatamento e garantir a preservação da área.
Por Heloísa Mendelshon










