Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Incêndios em vegetações no mês de agosto já atingem uma entre quatro cidades do Ceará

O mês marca o início do período de queimadas, que se intensificam a partir de setembro; maioria dos focos resultam de ações criminosas, diz Corpo de Bombeiros

25 de agosto de 2021
Incêndios em vegetações no mês de agosto já atingem uma entre quatro cidades do Ceará

Segundo o Corpo de Bombeiros do Ceará, já houve incêndios próximos de casas e a maioria dos focos no campo trazem prejuízo para os agricultores (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Ceará)

PUBLICIDADE

Faltando ainda uma semana para o término de agosto, já há registro de focos de incêndios em vegetação em pelo menos 45 cidades no Ceará, ou seja, 24,5% dos municípios. Este mês assinala o início do período de queimadas, que se intensificam a partir de setembro. No Estado, até o último dia 23, foram 836 focos. Os dados são do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

A corporação divulgou que, em agosto de 2020, foram observados 1.439 focos. Apesar de faltar ainda seis dias para o término do mês e os registros atuais serem inferiores a 2020, “as queimadas que já começam nas margens de rodovias, posteriormente se interiorizam para o campo e trazem preocupação”, pontuou o tenente-coronel, Mardens Vasconcelos, comandante adjunto, do Quartel dos Bombeiros Militares em Sobral.

Mardens Vasconcelos observa que já houve incêndios próximos de casas e que a maioria dos focos no campo “trazem prejuízo para os agricultores, queimam cercas, árvores, afugentam ou matam animais silvestres e destroem a mata nativa”.

De acordo com a estatística da Corporação, em 2020, dos focos registrados em agosto, foram observados 695 na Região Metropolitana de Fortaleza e 744 no Interior.

Neste ano, no período de 1º de agosto até a segunda-feira (23), o Corpo de Bombeiros do Ceará observou 349 focos na RMF e 487 no Interior, somando os 836 incêndios em áreas de vegetação.

No âmbito do 4º Batalhão dos Bombeiros Militares (BBM), na região Centro-Sul do Ceará, foram observados, no período, incêndios em Quixelô, Cedro, Jucás, Cariús, Iguatu, Orós, Saboeiro, Acopiara e Icó.

A estatística do Corpo de Bombeiros mostra que, analisando somente o mês de agosto, houve variação nos últimos cinco anos de incêndio em vegetação, na região Centro-Sul do Ceará.

Em 2016, foram 22 focos; em 2017, 62; em 2018, caiu para 45; em 2019 voltou a subir e chegou a 112; em 2020, 90, e, agora, em 23 dias do atual mês, já foram observados 64.

“Nesses seis dias que faltam para terminar o mês atual, podemos ter mais ocorrências, mas não há como prever”, observa o subtenente Francisco José Diniz. “As queimadas estão começando e vamos ter uma crescente em setembro e outubro próximos”.

O tenente-coronel, Nijair Araújo, comandante do 4º BBM, em Iguatu, observou que “a maioria dos focos decorre da ação humana e são incêndios criminosos”.

Há aqueles que pessoas queimam por maldade o mato seco às margens de estradas e há focos que começam em áreas para pastagens e plantio agrícola, que se verificam com maior intensidade a partir de setembro”.

Neste ano, no período de 1º de agosto até a segunda-feira (23), o Corpo de Bombeiros do Ceará observou 349 focos na RMF e 487 no Interior (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Ceará)

Ceará
De acordo com dados do programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em agosto de 2020 foram registrados 209 focos de incêndios em vegetação no Ceará. Já no período de 1º a 22 de agosto daquele ano, foram 138.

Entre 1º de agosto e o domingo (22), o INPE observou 126 queimadas no território cearense. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), cerca de 70% do território rural cearense é propício à ocorrência de queimadas nesta época do ano.

“Sem dúvida, nesse período os quarteis ficam em alerta e é preciso que cada um faça a sua parte, sem atear fogo na mata, que é crime, e conscientize outras pessoas sobre os riscos do fogo”, observou o subtenente, José Diniz.

O biólogo e ambientalista, Dauyzio Alves Silva, pontuou que as queimadas em vegetação destroem cada vez mais a Caatinga, mata animais silvestres e traz prejuízos para os agricultores a partir da destruição de instalações rurais.

Por Honório Barbosa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

COP30 encerra debates sem consenso sobre combustíveis fósseis
Meio Ambiente

COP30 encerra debates sem consenso sobre combustíveis fósseis

23 de novembro de 2025
Ceará reforça protagonismo na transição energética durante painel na COP30
Meio Ambiente

Ceará reforça protagonismo na transição energética durante painel na COP30

14 de novembro de 2025
Ceará apresenta inventário inédito de emissões de gases de efeito estufa na COP 30
Meio Ambiente

Ceará apresenta inventário inédito de emissões de gases de efeito estufa na COP 30

13 de novembro de 2025
Lula na COP30: “A emergência climática é uma crise de desigualdade”
Meio Ambiente

Lula na COP30: “A emergência climática é uma crise de desigualdade”

10 de novembro de 2025
Próximos
Broca de dentista se solta durante atendimento e vai parar dentro de pulmão de paciente

Broca de dentista se solta durante atendimento e vai parar dentro de pulmão de paciente

Ministro da Saúde anuncia início de 3ª dose da vacina para 15 de setembro

Ministro da Saúde anuncia início de 3ª dose da vacina para 15 de setembro

Aeroporto de Juazeiro do Norte inicia barreira sanitária para rastrear passageiros com Covid-19

Aeroporto de Juazeiro do Norte inicia barreira sanitária para rastrear passageiros com Covid-19

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat