Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Após determinação do Ibama, Ceará ficará sem cobertura de brigadistas nos meses com maior incidência de queimadas

Diante da determinação, as duas equipes que atuavam no Pantanal e no Maranhão retornarão de imediato ao Ceará, mas ficarão impossibilitadas de atuar

22 de outubro de 2020
Após determinação do Ibama, Ceará ficará sem cobertura de brigadistas nos meses com maior incidência de queimadas

Os meses de novembro e dezembro são os mais críticos no Ceará com registro de fogo em vegetação (Foto: Honório Barbosa)

PUBLICIDADE

A determinação do Ibama para recolhimento das brigadas de combate a incêndio em todo o País atingirá duas unidades, com 15 agentes cada, no Ceará. Com a medida, o estado ficará sem cobertura de brigadistas em novembro e dezembro, exatamente os meses com maior incidência de queimadas.

A desmobilização nacional foi determinada ontem (21) por meio de ofício do chefe do Centro Especializado Prevfogo, Ricardo Viana Barreto, que alegou falta de recursos financeiros e orçamentários no Ibama para a adoção da medida administrativa.

Atuação
Atualmente, as duas brigadas do Ceará estavam atuando no combate a incêndios no Pantanal e no Maranhão. A previsão é de que eles retornassem ao Ceará em novembro, para somar ao efetivo do Corpo de Bombeiros no período de maior demanda. Diante da determinação do Ibama, as equipes, agora, retornarão de imediato para a sede Quixeramobim, no Sertão Central, mas ficarão impossibilitadas de atuarem.

“Não podemos atuar sem o pagamento de diárias para os agentes”, pontuou o coordenador estadual do Prevfogo do Ibama Ceará, Kurtis Francois Teixeira Bastos. Sem eles, a tendência é que ocorra sobrecarga para atender as demandas futuras.

A brigada do Prevfogo atende, a rigor, à demanda federal, isto é, combate a incêndios em unidades da União – terras sob jurisdição da Funai, unidades de conservação do ICMBio e Ibama. Estão compreendidos neste pacote 411 projetos de assentamentos federais, oito áreas indígenas, 15 de quilombolas e 12 unidades de conservação ambiental. Com a paralisação, incêndios que venham a surgir nestas localidades serão atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros da 1ª Seção do 3º Grupamento de Sobral, major Mardens Vasconcelos, observou que “já existe uma sobrecarga por conta do grande número de queimadas” e que a ausência dos brigadistas do Prevfogo amplia as dificuldades no combate aos incêndios florestais. “Seria de grande ajuda, sem dúvida, pois sozinhos a situação fica mais pesada”, ressaltou. Ele lamentou a decisão da suspensão temporária das unidades brigadistas.

Kurtis reforça que a maior “preocupação é que os meses de novembro e dezembro são os mais críticos no Ceará com registro de fogo em vegetação”. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já são 663 focos no Ceará só no mês de outubro.

O professor de geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Iguatu, Carlos Lima da Silva, se mostra preocupado com possível falta adequada de cobertura para conter os incêndios. Ele detalha que as queimadas contribuem para o avanço do processo de desertificação, a partir da degradação do solo que fica exposto, e da perda da vegetação. “Além do problema ambiental, temos consequências econômicas, pois afeta as atividades produtivas”, pontuou.

Combate
Em agosto e setembro, antes da saída do Ceará, com destino ao Maranhão e Pantanal, brigadistas do Prevfogo Ceará combateram focos de incêndios em São Benedito, em uma área no entorno da APA da Ibiapaba; em Quixeramobim; em Santa Quitéria e em Saboeiro, em uma unidade de conservação municipal.

Os brigadistas trabalham por meio de contratos temporários de seis meses, por meio de uma seleção. Neste ano, começaram a atuar um mês mais tarde, em agosto, e a previsão é de que atuassem até janeiro de 2021.

Fonte: G1 CE

Revista Cariri Recomenda

Camilo Santana sanciona decreto que regulamenta lei que beneficia a Chapada do Araripe
Meio Ambiente

Mais de 2 mil hectares são embargados por desmatamento ilegal na Chapada do Araripe

14 de dezembro de 2025
COP30 encerra debates sem consenso sobre combustíveis fósseis
Meio Ambiente

COP30 encerra debates sem consenso sobre combustíveis fósseis

23 de novembro de 2025
Ceará reforça protagonismo na transição energética durante painel na COP30
Meio Ambiente

Ceará reforça protagonismo na transição energética durante painel na COP30

14 de novembro de 2025
Ceará apresenta inventário inédito de emissões de gases de efeito estufa na COP 30
Meio Ambiente

Ceará apresenta inventário inédito de emissões de gases de efeito estufa na COP 30

13 de novembro de 2025
Próximos
Lula pede impeachment de Bolsonaro por vetar compra de CoronaVac

Lula pede impeachment de Bolsonaro por vetar compra de CoronaVac

Mais cinco municípios recebem areninhas do Governo do Ceará

Mais cinco municípios recebem areninhas do Governo do Ceará

Sem mortes nas últimas 24h, Ceará segue com 9.243 óbitos de Covid-19 e 268 mil casos

Sem mortes nas últimas 24h, Ceará segue com 9.243 óbitos de Covid-19 e 268 mil casos

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

  • WhatsApp libera modo de segurança avançado contra ataques cibernéticos; saiba como ativar

  • Camilo Santana assina portaria que fixa piso nacional do magistério em R$ 5,1 mil

  • Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro para quase 183 mil contribuintes

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat