Uma água-viva da espécie Drymonema gorgos, considerada a maior registrada no Brasil, foi avistada na Ilha do Montão de Trigo, entre São Sebastião e Bertioga, no litoral norte de São Paulo. O impressionante animal, com cerca de 10 metros de tentáculos e 60 centímetros de diâmetro, é cerca de quatro vezes maior que o homem mais alto do mundo, o turco Sultan Kösen, que mede 2,51 metros, segundo o Guinness World Records.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O registro foi feito pelo fotógrafo Rafael Mesquita, que também mediu a temperatura da água, registrada em 15,5°C no momento. A aparição da Drymonema gorgos é extremamente rara no Brasil, e a espécie é conhecida por sua associação com acidentes devido à presença de tentáculos urticantes.
Curiosidades sobre a espécie
A Drymonema gorgos, que leva seu nome em referência às górgonas da mitologia grega, é a maior entre as cerca de 15 espécies de águas-vivas visíveis a olho nu no Brasil. Apesar de sua imponência, é também um exemplo de como a biodiversidade dos oceanos ainda reserva mistérios.
De acordo com o professor Alberto Lindner, do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, apenas seis espécies de águas-vivas no Brasil são frequentemente associadas a acidentes com humanos.
“Existem mais de mil espécies de águas-vivas no mundo, mas no Brasil temos cerca de 15 maiores que conseguimos enxergar sem ajuda de instrumentos. Destas, poucas são perigosas para as pessoas”, explicou Lindner.
Outras gigantes dos mares
Outra espécie de grande porte encontrada no Brasil é a Lychnorhiza lucerna, que pode atingir até 50 centímetros de diâmetro. Diferente da Drymonema, essa espécie não possui tentáculos urticantes, alimentando-se apenas de plânctons, o que a torna inofensiva para humanos.
Em escala global, a disputa pelo título de maior água-viva do mundo é acirrada. A famosa “Juba de Leão” (Cyanea capillata) possui tentáculos que podem alcançar até 37 metros, enquanto outra gigante, conhecida como Umbrella, comum no Japão, também ultrapassa os 30 metros.
“Há um debate sobre qual delas é realmente a maior. A ‘Juba de Leão’ tem uma extensão impressionante, mas a ‘Umbrella’ também é gigantesca. Essa discussão ainda não tem um consenso”, acrescentou Lindner.
Por Bruno Rakowsky