Após dominar todos os treinos livres e despontar como favorita para a pole position, a Ferrari teve uma classificação desastrosa em Hockenheim, e Lewis Hamilton vai largar mais uma vez na frente. No Q1, Sebastian Vettel não deu nenhuma volta devido a um problema no turbo e vai sair em 20º e último lugar, enquanto Charles Leclerc não saiu dos boxes no Q3 devido a um problema no sistema de combustível e ficou em décimo.
Na sua melhor volta, Hamilton cravou 1m11s767 e deixou Max Verstappen na segunda colocação, 0s346 atrás. Valtteri Bottas ficou em terceiro, a 0s016 do holandês, enquanto Pierre Gasly fecha a segunda fila neste domingo.
Completaram os dez primeiros lugares, do quinto ao nono lugares, Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Romain Grosjean (Haas), Carlos Sainz (McLaren), Sergio Pérez (Racing Point) e Nico Hulkenberg (Renault).
Os três primeiros
Hamilton, o pole position: “Não sei realmente como conseguimos hoje – não sei ao certo o que aconteceu com as Ferraris. É muito importante para nós, no nosso segundo grande prêmio de casa. Acho que se Leclerc tivesse feito uma volta no fim, teria sido apertado entre nós.”
Verstappen, segundo no grid: “Estou realmente muito feliz em estar em segundo lugar, na primeira fila, e é étimo ver tantos fãs holandeses aqui – no geral é um bom resultado para nós.”
Bottas, em terceiro lugar: “Acho que o tempo terá um grande papel amanhã, obviamente foi uma classificação decepcionante – realmente não achei nenhuma confiança.”
Grid de largada
Fonte: Globoesporte.com