O desempate contra Hamilton ao longo de toda a temporada veio a favor de Verstappen. Durante toda a corrida, o ritmo de Hamilton foi superior, mas graças ao safety car acionado pela colisão de Latfi (Williams) faltando apenas 6 voltas para o final, o holandês colou na Mercedes na última volta, passou, e venceu.
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A diferença de desempenho do Hamilton para Verstappen era imensa. Sem o safety car, a Red Bull precisava ser 1,5 segundo mais veloz por volta para que ambos se juntassem novamente. O resultado foi realmente inesperado. Nem o próprio pai de Max, Jos Verstappen, estava esperando essa sorte.
Ambos estavam empatados na colocação do campeonato, algo que só havia ocorrido outras três vezes na história da categoria do automobilismo. A primeira delas havia sido em 1974, na disputa entre Fittipaldi e Regazzoni. Depois, em 1994, entre Schumacher e Hill, com a terceira em 1997 entre o alemão e Villeneuve. Outro dado interessante é que a última vez que a Honda — fabricante do motor da Red Bull — equipou um carro campeão foi em 1991, com o título de Senna.
A corrida também marcou o fim da trajetória de Kimi Raikkonen na F1, depois de perder os freios e se colidir contra as barreiras. O finlandês acumula 21 vitórias, 18 pole positions, 108 pódios e um título de campeonato (2007). Além disso, Bottas faz sua última corrida pela Mercedes, a campeã no mundial de construtores.
Fonte: iG