Os 4.150 metros de altitude de El Alto pesaram no desempenho da Seleção Brasileira, que foi derrotada por 1 a 0 pela Bolívia na noite desta terça-feira (9), pela 18ª e última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Com o resultado, o Brasil encerrou a competição na 5ª colocação, somando 28 pontos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O jogo
A Bolívia entrou em campo sonhando com a vaga na Repescagem e encontrou um Brasil retraído, comandado pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, que optou por um primeiro tempo defensivo devido às dificuldades impostas pela altitude.
A estratégia, no entanto, não resistiu até o fim da etapa inicial. Aos 46 minutos, o volante Bruno Guimarães cometeu pênalti no lateral Roberto. Após revisão do VAR, a penalidade foi confirmada. Miguelito bateu firme no canto e superou o goleiro Alisson, garantindo o gol da vitória boliviana.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Ancelotti tentou dar novo fôlego à equipe com substituições, colocando jogadores mais descansados em campo. Apesar das mudanças, a Seleção não conseguiu reagir e viu os bolivianos administrarem o resultado até o apito final, assegurando vaga na Repescagem.
🏆 Classificação final
Com o fim da 18ª rodada, as Eliminatórias terminaram da seguinte forma:
🇦🇷 Argentina – 1º lugar (38 pontos)
🇪🇨 Equador – 2º lugar (29 pontos)
🇨🇴 Colômbia – 3º lugar (28 pontos)
🇺🇾 Uruguai – 4º lugar (28 pontos)
🇧🇷 Brasil – 5º lugar (28 pontos)
🇵🇾 Paraguai – 6º lugar (28 pontos)
🇧🇴 Bolívia – 7º lugar (20 pontos, classificada para a Repescagem)
Assim, Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai e Paraguai garantiram vaga direta na Copa de 2026. Já a Bolívia seguirá na luta por uma vaga através da Repescagem.
Por Nicolas Uchoa










