Com a prata no futebol feminino e o bronze no vôlei feminino conquistados neste sábado (10), o Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com um total de 20 medalhas. O número é composto por três ouros, sete pratas e dez bronzes. Embora ainda haja competições no domingo (11), último dia dos Jogos, não há brasileiros disputando medalhas, o que confirma o saldo final do país na competição.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
É OURO, É OURO, É OURO PARA O BRASIL!!! 🥇
A primeira medalha dourada do #TimeBrasil em #Paris2024 é dela: BEATRIZ SOUZA! A paulista de 26 anos escreve mais um capítulo histórico para o judô brasileiro na sua estreia em #JogosOlímpicos! 🇧🇷
Parabéns, Bia! Você é CAMPEÃ olímpica!… pic.twitter.com/OrSwrHHTs0
— Time Brasil (@timebrasil) August 2, 2024
O desempenho brasileiro em Paris, embora expressivo, não superou os resultados históricos alcançados em edições anteriores. Os Jogos de Tóquio 2020 continuam a ser o parâmetro de melhor desempenho, onde o Brasil conquistou sete ouros (empatando com o recorde do Rio 2016), um total de 21 medalhas e a 12ª posição no quadro geral. Em Tóquio, o país também obteve medalhas em 13 modalidades diferentes, o maior número até então.
Em comparação, a performance em Paris destaca uma queda no número de ouros conquistados. O Brasil igualou o desempenho de Atlanta 1996, Pequim 2008 e Londres 2012, onde também foram conquistados três ouros. Apenas em Sydney 2000 o país teve um desempenho inferior, não conquistando nenhum ouro.
Que orgulho, Piu! 🇧🇷#TimeBrasil #Subway pic.twitter.com/epGv7xSH6X
— Time Brasil (@timebrasil) August 9, 2024
Apesar da redução no número de ouros, o Brasil manteve uma boa regularidade no total de medalhas, com Paris sendo a segunda edição consecutiva a alcançar 20 pódios, atrás apenas de Tóquio. No entanto, em termos de modalidades medalhistas, o país ficou atrás de suas duas últimas participações olímpicas, com medalhas conquistadas em 11 esportes diferentes, enquanto em Tóquio e no Rio foram 13 e 12 modalidades, respectivamente.
Vocês conseguiram, garotas. 🥇#TimeBrasil #Subway pic.twitter.com/N3hdsGn3xW
— Time Brasil (@timebrasil) August 9, 2024
A Olimpíada de Paris chegará ao fim neste domingo (11) com a cerimônia de encerramento, marcada para as 16h (horário de Brasília) no Stade de France. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou que as campeãs olímpicas de vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, serão as responsáveis por carregar a bandeira do Brasil durante o evento de encerramento.
Por Nicolas Uchoa