Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Marina Alves comemora remissão de linfoma e diz estar ‘pronta’ para transplante de medula óssea

Repórter foi diagnosticada com o tipo raro de câncer em 2021 e já passou por quatro ciclos de quimioterapia

3 de fevereiro de 2022
Marina Alves comemora remissão de linfoma e diz estar ‘pronta’ para transplante de medula óssea

"Feliz surpresa", diz Marina Alves sobre regressão da doença (Foto: Arquivo Pessoal)

PUBLICIDADE

Diagnosticada com linfoma, um tipo raro de câncer, em agosto de 2021, a repórter Marina Alves revelou, nesta quarta-feira (2), que a doença entrou em remissão.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Diante do que definiu como uma “feliz surpresa”, descoberta em exame realizado nessa terça-feira (1º), a jornalista diz estar “pronta” para receber um transplante de medula óssea. Isso porque o procedimento cirúrgico ocorre somente mediante a remissão.

À reportagem, ela contou que a melhora aconteceu após uma troca de medicamentos usados durante a quimioterapia – tratamento com remédios que destroem células doentes que formam tumores.

“Os médicos mudaram o protocolo, com outras medicações que eu ainda não tinha tomado. Fiz um único ciclo de quimioterapia e, graças a Deus, tive essa feliz surpresa de que o novo protocolo serviu, e muito. Então hoje, neste momento, não há doença em atividade no meu corpo.”
Marina Alves, repórter da TV Verdes Mares

Remissão x cura
Apesar da boa notícia, a remissão do quadro não significa que a comunicadora está curada da doença, como explica o hematologista responsável pelo tratamento dela, Paulo Roberto Souza.

“A remissão da doença significa que, quando a gente procura por ela, através de exames, a gente não a enxerga mais. O que significa que ela [Marina Alves] não tem mais nódulos, mas não posso dizer que ela não tenha, necessariamente, a doença. Às vezes, nessas doenças onco hematológicas, mesmo quando você consegue torná-la imperceptível, eu não posso falar em cura”, explicou o médico.

Antes da regressão do linfoma, a paciente passou por quatro ciclos de quimioterapia e, no fim de novembro do ano passado, descobriu que a doença não havia reagido ao tratamento e, sim, avançado no período, contrariando a expectativa da equipe médica.

“O transplante, no caso da minha doença, é uma garantia de que a doença não volte mais à frente porque esse tipo de câncer, o linfoma linfoblástico de célula T, é um tipo de câncer mais agressivo, que avança muito rápido, que corre o risco de voltar”, acrescenta Marina, antecipando estar “pronta” para o transplante, mas que vai continuar fazendo quimioterapia “de consolidação” para manter o corpo sem o câncer.

Segundo Marina, há um possível doador de medula óssea, que será submetido à análise de compatibilidade (Foto: Arquivo pessoal)

Mudança de rotina
Significado de esperança, a remissão da doença deve trazer mudanças positivas à rotina da repórter, internada há cerca de seis meses.

“Eu fazia todo o processo de quimioterapia hospitalizada. Agora, provavelmente, essa quimioterapia, por ser inclusive mais branda e para manter a doença em remissão, ela deve ser feita de forma ambulatorial. Então, isso vai me possibilitar ficar mais tempo em casa, com minha família. Isso dá uma aliviada, principalmente mentalmente”.

Considerada uma paciente imunossuprimida mesmo após a remissão da doença, Marina está ciente de que deverá ter “cuidados redobrados” em casa. A imunidade baixa devido à quimioterapia vai demandar atenção diária.

“Eu não posso comer coisas cruas, evitar comer fora de casa, agora principalmente nesse período de gripe, Covid, máscara não tirar de jeito nenhum”, menciona.

Possível doador
Segundo Marina, a partir de agora, ela passará a ser acompanhada pela equipe médica de transplante. Até o momento, há um possível doador, que ainda deve ser submetido a exames para análise da compatibilidade.

Independentemente do resultado, cujo prazo para sair ainda não se sabe, a jornalista pede que as pessoas não deixem de doar sangue, plaquetas e medula óssea.

Como ela vai continuar fazendo quimioterapia, embora mais branda, podem ser necessárias transfusões, inclusive, durante o transplante.

“No meu caso, a doação é de [sangue] A positivo. Quando eu fizer o transplante vai mudar pro tipo sanguíneo do doador”, soma.

Saiba como realizar as doações:

Doação de sangue
Para efetuar a doação de sangue, os candidatos precisam estar saudáveis, bem alimentados, pesar acima de 50kg e ter entre 16 e 69 anos.

É ainda necessário apresentar um documento oficial com foto e um termo de consentimento formal dos responsáveis legais para os menores de idade.

Para doar para Marina, as pessoas devem se dirigir ao Fujisan, localizado na Av. Barão de Studart, 2626, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é de 7h30 às 16h30, e no sábado, de 7h30 às 13h.

Doação de plaquetas
Para doar plaquetas, é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 60kg e não ter recebido transfusão de sangue anteriormente.

Ainda é recomendado estar bem alimentado, ter repousado pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e evitar fumar pelo menos por duas horas antes do procedimento.

Os interessados devem também procurar o o Fujisan portando documento de identificação com foto de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 15h, e no sábado, entre 7h30 e 11h.

Doação de medula óssea
Já para a doação de medula óssea, é necessário realizar um cadastro em um dos postos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Os requisitos são: ter entre 18 e 35 anos, não ter tido câncer e apresentar documento de identidade.

Ao realizar o cadastro, será recolhida uma amostra do sangue do candidato para verificar a compatibilidade com os pacientes que estão aguardando um transplante.

O cadastro de doação de medula óssea é nacional e os voluntários podem ser chamados para doar para qualquer paciente que precise em todo o Brasil.

O procedimento pode ser realizado na sede do Hemoce, no bairro Rodolfo Teófilo, ou nos demais postos de atendimento do órgão no IJF, na Praça das Flores ou no Shopping RioMar Fortaleza.

Por Carol Melo e Lígia Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta terça-feira (21)
Novelas

Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta quinta-feira (18)

18 de dezembro de 2025
Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta terça-feira (21)
Novelas

Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta quarta-feira (17)

17 de dezembro de 2025
‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro
Entretenimento

Brasil avança na corrida pelo Oscar 2026 com três produções entre os finalistas

16 de dezembro de 2025
Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta terça-feira (21)
Novelas

Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta terça-feira (16)

16 de dezembro de 2025
Próximos
Mais de 36 mil raios são registrados no Ceará em janeiro, diz Enel

Mais de 36 mil raios são registrados no Ceará em janeiro, diz Enel

A costureira – Por Alexandre Lucas

A costureira - Por Alexandre Lucas

Lula pede que Supremo declare suspeição de Moro em processos sobre Atibaia e instituto

Paraná Pesquisas: Lula cresce na liderança e adversários ficam estagnados

Mais Lidas

  • Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

    Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

  • Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • PIB do Ceará cresce 2,25% no terceiro trimestre e supera média nacional

  • Deputados do PL são alvos da PF por suspeita de desvio de cotas parlamentares

  • Governo autoriza contratação temporária de 39,1 mil pessoas para censos do IBGE

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat