O apresentador Fausto Silva voltou a ser internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nesta segunda-feira (26), desta vez para enfrentar um quadro grave de insuficiência renal.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Desde setembro, o profissional passava por diálise, cerca de três vezes por semana, para retirar líquido do corpo. Os procedimentos eram necessários já que Faustão ficou com o sistema renal comprometido desde quando os problemas no coração o levaram ao hospital e, consequentemente, a um transplante do órgão.
A notícia pegou fãs e amigos de surpresa. Faustão, de 73 anos, ainda se recuperava de um transplante de coração realizado em agosto de 2023, um procedimento delicado que lhe deu uma nova chance de vida. Agora, ele precisa de um novo transplante, desta vez de um rim.
Segundo a equipe médica do hospital, o estado de saúde de Faustão é crítico, mas estável. Ele está sendo monitorado de perto e recebe os cuidados de uma equipe multidisciplinar de especialistas. A causa da insuficiência renal ainda não foi divulgada, mas pode estar relacionada ao transplante cardíaco anterior ou a outros fatores, como diabetes ou hipertensão.
A insuficiência renal é uma condição séria na qual os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue adequadamente. Isso pode levar ao acúmulo de toxinas e líquidos no corpo, o que pode causar diversos problemas de saúde, como inchaço, fraqueza, náuseas e até mesmo a morte.
O transplante renal é o tratamento mais eficaz para a insuficiência renal grave. O procedimento consiste na substituição do rim doente por um rim saudável de um doador vivo ou falecido. O processo de doação de órgãos no Brasil é regulamentado por leis e protocolos rigorosos para garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor.
A recuperação de um transplante renal pode ser longa e complexa. Faustão precisará tomar medicamentos imunossupressores para evitar que seu corpo rejeite o novo rim. Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais, como aumento do risco de infecções e outras complicações.
Por Heloísa Mendelshon