⚠️ ALERTA! Este texto aborda assuntos como estupro e abuso sexual, podendo ser gatilho para algumas pessoas. Caso você se identifique ou conheça alguém que esteja passando por esse problema, denuncie! Disque 180.
A atriz Cristina Pereira, de 74 anos, revelou neste domingo (11), durante o Festival de Cinema de Gramado, que foi estuprada aos 12 anos enquanto se dirigia à escola. O relato, feito publicamente pela primeira vez, ocorreu durante um debate sobre o filme “O Clube das Mulheres de Negócio”, dirigido por Anna Muylaert, que estreou na mostra competitiva do festival.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“É a primeira vez que falo publicamente isso. Aconteceu isso comigo. Está acontecendo agora com uma porção de meninas”, declarou Cristina, emocionada, ao discutir as questões de machismo e violência de gênero abordadas no filme. A atriz foi amparada por colegas de elenco durante o depoimento.
Cristina aproveitou o momento para criticar a falta de educação sexual nas escolas, especialmente quando ela era criança. Segundo a atriz, a ausência desse tipo de orientação contribuiu para o trauma que sofreu. Ela também criticou políticos que se opõem à inclusão da educação sexual no currículo escolar, ressaltando a importância desse tipo de instrução para a proteção das crianças.
O Festival de Cinema de Gramado, que começou na última sexta-feira (9), reúne grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo homenageados como Matheus Nachtergaele e Vera Fischer. O evento encerra no dia 17, com a cerimônia de entrega dos prêmios Kikito.
Cristina Pereira, nascida em São Paulo, tem uma longa e respeitada carreira na televisão, atuando desde 1979 em novelas e programas icônicos como “TV Pirata” e “Vamp”. Atualmente, a atriz está no ar na série “Família é Tudo”, da TV Globo.
Por Nicolas Uchoa