Um tesouro musical inédito do ícone pop Michael Jackson foi descoberto em um depósito na Califórnia. Segundo o Hollywood Reporter, Gregg Musgrove, um ex-agente aposentado da Polícia Rodoviária da Califórnia, encontrou 12 fitas cassete e gravações digitais (DAT) com canções nunca lançadas do cantor.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
As músicas foram localizadas em Van Nuys, dentro de um depósito que pertencia ao produtor musical Bryan Loren, conhecido por trabalhar com artistas como Whitney Houston e Sting. Loren, que também colaborou com Jackson, atualmente está desaparecido, segundo a reportagem.
Canções inéditas
Entre as gravações estão 12 faixas inéditas, supostamente criadas antes do lançamento do álbum Dangerous, indicado ao Grammy em 1991. Algumas fitas incluem conversas entre Jackson e Loren, discutindo processos criativos e ideias para as músicas.
Uma das faixas, intitulada Don’t Believe It, parece abordar rumores que cercaram a vida do cantor, enquanto outra, Truth on Youth, é descrita como um dueto de rap entre Jackson e LL Cool J.
Musgrove revelou ao Hollywood Reporter que foi emocionante ouvir o astro pop brincando e trocando ideias durante o processo criativo. “Ouvir Michael Jackson falar e brincar foi realmente incrível”, comentou.
Direitos autorais bloqueiam divulgação
Apesar da descoberta, os fãs de Michael Jackson não poderão ouvir as músicas. De acordo com o Jackson Estate – entidade que gerencia o legado do cantor –, todas as gravações e composições de Jackson são protegidas por direitos autorais, impossibilitando qualquer divulgação pública.
Ainda segundo o espólio, as gravações originais dessas músicas já estão sob sua custódia. Em declaração ao Hollywood Reporter, o Jackson Estate destacou que “nada comercial ou de outro tipo pode ser feito com as cópias DAT”.
Musgrove planeja oferecer as fitas para grandes casas de leilão, mesmo diante das restrições legais. O mercado de itens relacionados a Michael Jackson tem histórico de alto valor. Em 2012, a cantora Lady Gaga adquiriu 55 peças do astro, incluindo uma luva de cristais. Na mesma época, uma jaqueta usada por Jackson durante a turnê Bad foi vendida por US$ 240 mil (R$ 1,45 milhão).
Por Fernando Ávila