A atriz Fernanda Torres conquistou, neste domingo (5), o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em ‘Ainda Estou Aqui’. A vitória marca um momento histórico para o Brasil, sendo a primeira vez que o país vence nessa categoria.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Fernanda superou concorrentes de peso como Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Kate Winslet (Lee), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Pamela Anderson (The Last Showgirl).
Dirigido por Walter Salles, ‘Ainda Estou Aqui’ narra a história real de Eunice Paiva, vivida por Fernanda. A advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello) lutou durante 40 anos para descobrir o paradeiro do marido Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.
A conquista de Fernanda Torres é a primeira do Brasil no Globo de Ouro desde 1999, quando ‘Central do Brasil’ venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Curiosamente, o longa de 1998 é protagonizado por sua mãe, Fernanda Montenegro, que também atua em ‘Ainda Estou Aqui’.
Discurso emocionante
Ao receber o prêmio das mãos da atriz Viola Davis, Fernanda emocionou o público ao dedicar a vitória à mãe.
“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.”
A atriz também destacou a relevância do filme em tempos atuais: “Enquanto vemos tanto medo no mundo, esse filme nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como esses.”
Fernanda ainda agradeceu ao diretor Walter Salles: “Que história, Walter!”, celebrou.
Apesar da vitória de Fernanda, ‘Ainda Estou Aqui’ não levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, que ficou com o francês Emilia Pérez, maior indicado da noite com dez nomeações.
Olho no Oscar
O Globo de Ouro é considerado um termômetro para o Oscar, e a vitória de Fernanda pode alavancar suas chances de uma indicação ao prêmio da Academia. Segundo a Variety, o troféu “consolidou o lugar dela na disputa por outros prêmios”.
As indicações ao Oscar serão anunciadas no próximo dia 17 de janeiro, e a cerimônia está marcada para 2 de março de 2025.
Por enquanto, ‘Ainda Estou Aqui’ já figura entre os 15 pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional, divulgados em dezembro. No entanto, a categoria de Melhor Atriz não conta com uma lista preliminar, o que mantém a expectativa sobre a possível indicação de Fernanda.
Por Heloísa Mendelshon