A Polícia Federal usará drones para apurar possíveis crimes eleitorais neste sábado (14) e domingo (15) em cidades do Cariri. A medida foi definida durante encontro realizado com representantes do Ministério Público Eleitoral de Juazeiro do Norte e Barbalha e agentes das Polícias Federal, Militar e Civil com atuação nos municípios da região do Cariri. A reunião, realizada de forma remota, contou ainda com promotores de Justiça.
O objetivo do encontro foi discutir as medidas adotadas, por cada órgão fiscalizador, durante as eleições. Além da utilização de drones, a Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro do Norte definiu que todo seu efetivo estará de plantão neste fim de semana, excetuando-se os policiais atuantes em Brejo Santo e Campos Sales.
Viaturas estarão disponíveis para deslocamento nos locais onde há relatos de compra de votos e outros tipos de irregularidade. A PF, em Juazeiro, possui circunscrição de 54 municípios da região. Também ficou acordado que as Delegacias de Polícia Civil atuarão em conjunto com a Polícia Federal.
Já a Polícia Militar vai reforçar o efetivo em locais propícios a aglomerações de eleitores, bem como nas sedes do Ministério Público Eleitoral e do Poder Judiciário. A PM também atuará junto à Guarda Municipal de Juazeiro do Norte durante o transporte das urnas eletrônicas e nos pontos de distribuição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s.
Juazeiro do Norte, principal cidade da região e maior em número de habitantes do interior cearense, contará com um efetivo de 305 policiais militares e 20 viaturas. Dos 86 locais de votação existentes no município, 52 terão policiamento fixo durante a realização das eleições de 2020.
Após o horário da votação, haverá policiamento ostensivo nas ruas de Juazeiro do Norte para evitar aglomerações, com apoio de equipes do RAIO e do Batalhão de Policiamento Ambiental- BPMA.
Fonte: G1 CE