A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo (27). Apesar do cenário atípico, com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, candidatos a prefeitura resolveram priorizar as atividades na rua e o contato direto com a população. Além disso, compromissos com os candidatos a vereador também predominam no primeiro domingo de campanha.
Com o adiamento da data de votação para novembro, a campanha foi estendida para 45 dias. Com as candidaturas fragmentadas, os candidatos devem enfrentar desafios na busca por votos do eleitorado.
Apesar de as regras sanitárias em vigor também dificultarem as atividades nas ruas, os concorrentes devem ocupar espaço com atividades como carreatas e bicicleatas, na busca por dar visibilidade às candidaturas.
• 517.786 pedidos de candidatos para concorrer nas eleições no País: o TSE registrou 517.786 solicitações de candidatos para concorrer nas eleições de novembro no País, sendo 18.416 para o cargo de prefeito e 480.934 para vereador
• 33,1% dos pedidos de registro de candidatura são de mulheres: os homens são a maioria dos candidatos, com 66,9% das candidaturas inscritas. As mulheres somam 33,1%. Já 133 declararam nome social (transgêneros e travestis)
Fonte: Diário do Nordeste